000 01920naa a2200205uu 4500
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003 OSt
005 20190212113117.0
008 090525s2009 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aCASTRO, Cláudio de Moura
_91980
245 1 0 _aFinanciamento e custos da educação :
_bconclusões de uma pesquisa na América Latina
260 _aBrasília :
_bIPEA,
_cabr. 1980
520 3 _aNeste ensaio resumimos algumas das conclusões obtidas no curso de uma pesquisa conjunta sobre custos, financiamento e eficiência de escolas latino-americanas, realizada pelo Programa ECIEL. A amostra incluiu 1.340 escolas. Escolas primárias e secundarias, públicas e particulares, urbanas e rurais foram estudadas na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Paraguai e Peru. Contudo, em que pese o volume dos dados recolhidos no curso da pesquisa, cingimo-nos aqui apenas a uma discussão e interpretação de alguns resultados, sugerindo ao leitor interessado consultar a publicação integral. Apresentamos a seguir um sumário das principais conclusões, com as idéias organizadas em quatro categorias gerais. Na Seção 1, descrevermos quem recebe o quê em mataria de educação. Na Seção 2, analisamos questões de ineficiência e disfunções dos sistemas educativos. Na Seção 3, discutimos brevemente os mecanismos de tomada de decisão e as configurações políticas que explicariam, ao menos em parte, a situação encontrada. Finalmente, na Seção 4, apresentamos algumas idéias de caráter geral, oriundas das conclusões apresentadas nas seções anteriores
700 1 _aFRIGOTTO, Gaudência
_937045
700 1 _aMARTINS, Ricardo de R
_937046
700 1 _aCÓRDOVA, Rogério A
_937047
773 0 8 _tPesquisa e Planejamento Econômico: PPE
_g10, 1, p. 147-178
_dBrasília : IPEA, abr. 1980
_xISSN 01000551
_w
942 _cS
998 _a20090525
_b1317^b
_cMariana
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c29245
_d29245
041 _apor