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008 090820s2009 xx ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aBALESTRIN, Alsones
_929503
245 1 0 _aCriação de conhecimento organizacional :
_bteorizações do campo de estudo
260 _aSalvador :
_bEAUFBA,
_cjan./mar.2007
520 3 _aO presente artigo buscou apresentar algumas teorizações sobre conhecimento organizacional,
520 3 _asobretudo, em relação à dimensão dos “espaços de criação de conhecimento”,
520 3 _achegando ao final com a apresentação de um esquema conceitual.
520 3 _aAs principais implicações teóricas foram as seguintes: a) em uma mesma organização
520 3 _apodem coexistir diversos tipos de conhecimento – tácito versus explícito, simples
520 3 _aversus complexo, sistêmico versus independente, humano versus estruturado; b) o conhecimento
520 3 _anão existe somente na cognição dos indivíduos, necessitando para a sua criação
520 3 _ade um contexto específico em termos de tempo, de espaço e de relacionamento entre
520 3 _aindivíduos; c) as tecnologias de informação e de comunicação (TIC) poderão contribuir ou
520 3 _adificultar o processo de criação de conhecimento; e d) para potencializar os processos de
520 3 _ainovação, a organização deverá dispor em sua estrutura de espaços e situações que favoreça
520 3 _ao relacionamento informal e face a face, criando um ambiente de sinergia e estímulo
520 3 _aem que as emoções, as experiências, os sentimentos e as imagens mentais sejam livremente
520 3 _acompartilhados. A principal contribuição das teorizações delineadas visa orientar as
520 3 _aorganizações para um melhor alinhamento entre processos e estrutura com o fim de
520 3 _apotencializar a criação de ativos de conhecimento.
773 0 8 _tO&S - Organizações e Sociedade
_g14, 40, p. 153-168
_dSalvador : EAUFBA, jan./mar.2007
_xISSN 1413585X
_w
942 _cS
998 _a20090820
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_cmayze
998 _a20090826
_b1609^b
_cCarolina
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c29677
_d29677
041 _apor