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003 OSt
005 20190212113534.0
008 090824s2009 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aMACEDO, Elizabeth
_937395
242 1 0 _aHow difference moves from the centrer to the margins: the case of Brazillian National Curriculum
245 1 0 _aComo a diferença passa do centro à margem nos currículos :
_bo exemplo dos PCN
260 _aCampinas :
_bCEDES,
_cjan./abr. 2009
520 3 _aO texto parte do pressuposto de que os estudos de política curricular centrados no Estado empobrecem a análise por não darem conta da relação entre estrutura e agência. Apoia-se na teoria discursiva de E. Laclau e C. Mouffe para analisar as políticas curriculares como articulações hegemônicas em torno do preenchimento do significante qualidade da educação. Centra-se na análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais, especialmente os de Ciência e os Temas Transversais, tendo como foco articulações universalistas que buscam minar as demandas da diferença. Considerando que essas articulações podem ser percebidas pela análise dos textos curriculares tais como enunciados, a autora destaca duas estratégias utilizadas nos PCN: a criação de dois componentes curriculares, com a localização das demandas da diferença no menos institucionalizado deles; e as lutas por hegemonia no interior desse componente.
590 _aISSN eletrônico: 16784626
773 0 8 _tEducação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação
_g30, 106, p. 87-110
_dCampinas : CEDES, jan./abr. 2009
_xISSN 01017330
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/es/v30n106/v30n106a05.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20090824
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_cDaiane
998 _a20150921
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_cAmanda
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
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