000 01680naa a2200205uu 4500
001 0052109505937
003 OSt
005 20190212120301.0
008 100521s2010 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aSOARES, Maria da Conceição Silva
_940424
245 1 0 _aSabedoria e ética para "salvar a própria pele"
260 _aCampinas :
_bCEDES,
_cjan./mar. 2010
520 3 _aO texto busca argumentar que as pesquisas no/do/com o cotidiano escolar implicam decisões epistemolóogicas e políticas, constituem um movimento antidisciplinar dos saberesfazeres e caracterizam uma atitude em favor do pensamento alargado e da vida ativa. A partir de uma provocação de Ferry (2007), "filosofamos para salvar a nossa pele", o texto defende a existência de um enredamento entre produção de conhecimentos, negociação de posturas éticas e atribuição de sentidos para a existência humana. Situa a produção científica entre as práticas sociais e propõe que as maneiras de fazer ciência se inscrevem em territórios movediços, nos quais solidariedades e lutas organizam os espaçostempos que constituem os lugares de saber/poder. Aponta para as narrativas do cotidiano como possibilidades para a criação de um tipo de sabedoria que nos leve a assumir que só o que é tecido junto pode salvar nossa pele.
590 _aISSN eletrônico: 16784626
773 0 8 _tEducação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação
_g31, 110, p. 57-71
_dCampinas : CEDES, jan./mar. 2010
_xISSN 01017330
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/es/v31n110/04.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20100521
_b0950^b
_cDaiane
998 _a20150914
_b1740^b
_cAna
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c33448
_d33448
041 _apor