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008 100521s2010 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aMATTEDI, Marcos Antônio
_940425
245 1 0 _aModalidades de regulação da atividade científica :
_buma comparação entre as interpretações normativa, cognitiva e transnacional dos processos de integração social da comunidade científica
260 _aCampinas :
_bCEDES,
_cjan./mar. 2010
520 3 _aO artigo examina a questão dos padrões de regulação da atividade científica, por meio da análise do conceito de comunidade científica. Sustenta que a dimensão regulatória exercida pela comunidade científica sobre a atividade científica pode ser descrita a partir de três formas de interpretação do processo de socialização: a auto-regulação normativa, cognitiva e transacional. Para desenvolver este argumento, depois de uma breve introdução onde será contextualizada a especificidade do debate sobre a comunidade científica, inicialmene apresentaremos a interpretação formulada por Merton sobre o ethos científico. Em seguida, trateremos da interpretação feita por Kuhn sobre os paradigmas e, por último, consideraremos a interpretação proposta por Hagstrom sobre o modelo de troca. Para finalizar, apresentaremos algumas conclusões sore o alcance e significado da noção de comunidade para descrição da atividade científica, por meio da comparação das contribuições dos três autores.
590 _aISSN eletrônico: 16784626
700 1 _aSPIESS, Maiko Rafael
_940426
773 0 8 _tEducação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação
_g31, 110, p. 73-92
_dCampinas : CEDES, jan./mar. 2010
_xISSN 01017330
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/es/v31n110/05.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20100521
_b1000^b
_cDaiane
998 _a20150914
_b1740^b
_cAna
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
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041 _apor