000 01917naa a2200205uu 4500
001 0052110414837
003 OSt
005 20190212120309.0
008 100521s2010 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aANDRADE, Ludmila Thomé de
_940437
245 1 0 _aPersonagens de enredos de práticas pedagógicas na cena da formação docente
260 _aCampinas :
_bCEDES,
_cjan./mar. 2010
520 3 _aO artigo focaliza as relações entre teoria e prática no campo educacional brasileiro que, no que diz respeito às produções de pesquisa que vêm tomando como seu objetivo a formação docente, ainda merecem novas iluminações. Para fazê-lo optamos por uma das duas vertentes de concepções de linguagem disponíveis nos estudos disciplinares sobre a língua, que são fonte de influência para inovações a serem adotadas e, portanto, sobre as práticas de ensino. Assumimos a concepção de língua como discurso, tomando as linguagens sociais que se produzem a partir dela e desenhamos os contornos de uma concepção discursiva da formação docente. Ao fim, exploramos uma situação de formação, ainda em processo de realização, para ilustrar nossos princípios apresentados: o I Curso de Especialização Saberes e Práticas, destinados a professores alfabetizadores da rede diz respeito aos gêneros discursivos solicitados e produzidos aos docentes. A análise toma por enforque a escrita dos professores-alunos, dentro de um processo de devolução de sentidos construídos, de modo a dar consistência a produções autoriais.
590 _aISSN eletrônico: 16784626
773 0 8 _tEducação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação
_g31, 110, p. 179-197
_dCampinas : CEDES, jan./mar. 2010
_xISSN 01017330
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/es/v31n110/10.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20100521
_b1041^b
_cDaiane
998 _a20150914
_b1741^b
_cAna
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c33457
_d33457
041 _apor