000 | 01932naa a2200205uu 4500 | ||
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001 | 0052111011537 | ||
003 | OSt | ||
005 | 20190212120312.0 | ||
008 | 100521s2010 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aALMEIDA NETO, Antonio Simplício de _940441 |
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245 | 1 | 0 |
_aDimensão utópica nas representações sobre o ensino de história : _bmemórias de professores |
260 |
_aCampinas : _bCEDES, _cjan./mar. 2010 |
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520 | 3 | _aEsse artigo trata das representações de professores de História acerca da dimensão utópica em sua disciplina, ou seja, a maneira como representam certa concepção prospectiva ao lecionarem uma disciplina escolar que lida com o passado. Consideramos que a educação tem como pressuposto uma visão projetiva, uma vez que supõe uma perspectiva de homem, sociedade e mundo no ato educativo, e o ensino de História, mais especificamente, por ser uma disciplina que lida com as transformações temporais e com temas eminentemente políticos e sociais, inserindo o homem neste processo. Situamos a discussão atual acerca do tema no ensino de História, inserido no debate da crise da modernidade e postulados pós-modernistas, a oscilar entre uma transformação sócio-política ou vã ilusão prospectiva. Visando uma melhor compreensão da questão proposta, valemo-nos da análise de relatos orais obtidos através de entrevistas com professores da disciplina, que lecionaram nos anos de 1960/70 e 1980/90, tendo por perspectiva a teoria crítica das representações de Henri Lefebvre e o debate sobre memória e história oral. | |
590 | _aISSN eletrônico: 16784626 | ||
773 | 0 | 8 |
_tEducação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação _g31, 110, p. 219-239 _dCampinas : CEDES, jan./mar. 2010 _xISSN 01017330 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.scielo.br/pdf/es/v31n110/12.pdf _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20100521 _b1101^b _cDaiane |
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998 |
_a20150914 _b1742^b _cAna |
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999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c33461 _d33461 |
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041 | _apor |