000 02388nam a2200241uu 4500
001 3247
003 OSt
005 20190212093643.0
008 001113s2008 bl ||||g| |0|| 0 por d
090 _a12
_bF8661p
100 1 _aFREIRE, Paulo
_93750
245 1 0 _aPedagogia do oprimido
250 _a13 ed
260 _aRio de Janeiro :
_bPaz e Terra,
_c1984
300 _a218 p.
490 0 _aO Mundo Hoje ;
_vv.21
505 8 0 _t- Capítulo I
_t1. Justificativa da pedagogia do oprimido
_t2. A contradição opressores-oprimidos, sua superação
_t3. A situação concreto de opressão e os opressores
_t4. A situação concreta de opressão e os oprimidos
_t5. Ninguém liberta ninguém, ninguém liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão
_t- Capítulo II
_t1. A concepção bancária da educação como instrumento da opressão, seus pressupostos, sua crítica
_t2. A concepção problematizadora da educação e a libertação, seus pressupostos
_t3. A concepção bancária e a contradição educador- educando
_t4. A concepção problematizadora e a superação da contradição educador-educando: ninguém educa ninguém - ninguém se educa a si mesmo - os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo
_t5. O homem como um ser inconcluso, consciente de sua inconclusão e seu permanente movimento de busca do ser mais
_t- Capítulo III
_t1. A dialogidade - essência da educação como prática da liberdade
_t2. Dialogicidade e diálogo
_t3. O diálogo começou na busca do conteúdo programático
_t4. As relações homens-mundo, os temas gerados e o conteúdo programático desta educação
_t5. A investigação dos temas geradores e sua metodologia
_t6. A significação conscientezadora da investigação dos temas geradores
_t7. Os vários momentos da investigação
_t- Capítulo IV
_t1. A antidialogicidade e a dialogicidade como matrizes de teorias de ação cultural antagônicas: a primeira, que serve à opressão; a segunda à libertação
_t2. A teoria da ação antidialógica e suas características: a conquista, dividir para dominar, a manipulação, a invasão cultural
_t3. A teoria da ação dialógica e suas características: a co-laboração, a união, a organização, a síntese cultural
650 4 _912704
_aEducação
650 4 _aPedagogia
_912230
942 _cG
998 _a20001113
_bPieran
_cPierangele
998 _a20080219
_b1116^b
_cZailton
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c3426
_d3426
041 _apor