000 | 02758nam a2200265uu 4500 | ||
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001 | 3248 | ||
003 | OSt | ||
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008 | 001113s1982 bl ||||g| |0|| 0 por d | ||
090 |
_a12 _bF8661p |
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100 | 1 |
_aFREIRE, Paulo _93750 |
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245 | 1 | 0 | _aPedagogia do oprimido |
250 | _a11 ed | ||
260 |
_aRio de Janeiro : _bPaz e Terra, _c1982 |
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300 | _a218 p. | ||
490 | 0 |
_aO Mundo Hoje ; _v21 |
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505 | 8 | 0 |
_tCapítulo I _tJustificativa da pedagogia do oprimido _tA contradição opressores-oprimidos,sua superação _tA situação concreta de opressão e os opressores _tA situação concreta de opressão e os oprimidos _tNinguém liberta ninguém,ninguém se liberta sozinho:os homens se libertam em comunhão _tCapítulo II _tA concepção bancária da educação como instrumento da opressão.Seus pressupostos.Sua crítica _tA concepção problematizadora da educação e a libertação.Seus pressupostos _tA concepção "bancária" e a contradição educador-educando _tA concepção problematizadora e a superação da contradição educador-educando:ninguém educa ninguém-ninguém se educa a si mesmo-os homens se educam entre si,mediatizados pelo mundo _tO homem como um ser incloncluso,consciente de sua inconclusão e seu permanente movimento de busca do ser mais _tCapítulo III _tA dialogicidade-essência da educação como prática da liberdade _tDialogicidade e diálogo _tO diálogo começa na busca do conteúdo programático _tAs relações homens-mundo,os temas geradores e o conteúdo programático desta educação _tA investigação dos temas geradores e sua metodologia _tA significação conscientizadora da investigação dos temas geradores _tOs vários momentos da investigação _tCapítulo IV _tA antidialogicidade e a dialogicidade como matrizes de teorias de ação cultural antagônicas:a primeira,que serve à opressão;a segunda à libertação: _tA teoria da ação antidialógica e suas características: _tA conquista _tDividir para dominar _tA manipulação _tA invasão cultural _tA teoria da ação dialógica e suas características : _tA co-laboração _tA união _tA organização _tA síntese cultural |
520 | 3 | _aPropõe um método abrangente, pelo qual a palavra ajuda o homem a tornar-se homem. Assim, a linguagem passa a ser cultura. Através da descodificação da palavra, o alfabetizando vai-se descobrindo como homem, sujeito de todo o processo histórico. O método de Paulo Freire não possui qualquer atitude paternalista em relação ao analfabeto. Alfabetizar é ensinar o uso da palavra. | |
650 | 4 |
_912704 _aEducação |
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650 | 4 |
_aPedagogia _912230 |
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651 | 4 |
_aBrasil _912876 |
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942 | _cG | ||
998 |
_a20001113 _bPieran _cPierangele |
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_a20070920 _b1702^b _cQuiteria |
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999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c3427 _d3427 |
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