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003 OSt
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008 001113s1982 bl ||||g| |0|| 0 por d
090 _a12
_bF8661p
100 1 _aFREIRE, Paulo
_93750
245 1 0 _aPedagogia do oprimido
250 _a11 ed
260 _aRio de Janeiro :
_bPaz e Terra,
_c1982
300 _a218 p.
490 0 _aO Mundo Hoje ;
_v21
505 8 0 _tCapítulo I
_tJustificativa da pedagogia do oprimido
_tA contradição opressores-oprimidos,sua superação
_tA situação concreta de opressão e os opressores
_tA situação concreta de opressão e os oprimidos
_tNinguém liberta ninguém,ninguém se liberta sozinho:os homens se libertam em comunhão
_tCapítulo II
_tA concepção bancária da educação como instrumento da opressão.Seus pressupostos.Sua crítica
_tA concepção problematizadora da educação e a libertação.Seus pressupostos
_tA concepção "bancária" e a contradição educador-educando
_tA concepção problematizadora e a superação da contradição educador-educando:ninguém educa ninguém-ninguém se educa a si mesmo-os homens se educam entre si,mediatizados pelo mundo
_tO homem como um ser incloncluso,consciente de sua inconclusão e seu permanente movimento de busca do ser mais
_tCapítulo III
_tA dialogicidade-essência da educação como prática da liberdade
_tDialogicidade e diálogo
_tO diálogo começa na busca do conteúdo programático
_tAs relações homens-mundo,os temas geradores e o conteúdo programático desta educação
_tA investigação dos temas geradores e sua metodologia
_tA significação conscientizadora da investigação dos temas geradores
_tOs vários momentos da investigação
_tCapítulo IV
_tA antidialogicidade e a dialogicidade como matrizes de teorias de ação cultural antagônicas:a primeira,que serve à opressão;a segunda à libertação:
_tA teoria da ação antidialógica e suas características:
_tA conquista
_tDividir para dominar
_tA manipulação
_tA invasão cultural
_tA teoria da ação dialógica e suas características :
_tA co-laboração
_tA união
_tA organização
_tA síntese cultural
520 3 _aPropõe um método abrangente, pelo qual a palavra ajuda o homem a tornar-se homem. Assim, a linguagem passa a ser cultura. Através da descodificação da palavra, o alfabetizando vai-se descobrindo como homem, sujeito de todo o processo histórico. O método de Paulo Freire não possui qualquer atitude paternalista em relação ao analfabeto. Alfabetizar é ensinar o uso da palavra.
650 4 _912704
_aEducação
650 4 _aPedagogia
_912230
651 4 _aBrasil
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942 _cG
998 _a20001113
_bPieran
_cPierangele
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999 _aConvertido do Formato PHL
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