000 | 02629nam a2200205uu 4500 | ||
---|---|---|---|
001 | 3286 | ||
003 | OSt | ||
005 | 20190212093648.0 | ||
008 | 001113s2008 bl ||||g| |0|| 0 por d | ||
090 |
_a12 _bG4723f |
||
100 | 1 |
_aGILES, Thomas Ransom _94091 |
|
245 | 1 | 0 | _aFilosofia da educação |
260 |
_aSão Paulo : _bEPU, _c1983 |
||
300 | _a114 p. | ||
505 | 8 | 0 |
_t1. Filosofar e educar _t1.1 Que significa filosofar? _t1.2 Questões filosóficas _t1.3 A interconexão e relevância de questões filosóficas _t1.4 Filosofia e métodos _t1.5 Que significa educar? _t1.6 Filosofia da educação _t1.7 Filosofia da educação/ciências da educação _t1.8 Filosofia, ideologia e educação _t1.9 Pontos para reflexão _t2. Educação e teorias do conhecimento _t2.1 O processo educativo e o ato do conhecimento _t2.2 Teorias da verdade _t2.3 Um esboço histórico do problema do conhecimento _t2.4 Explicações alternativas do conhecimento: filosofia/psicologia experimental _t2.5 Pontos para reflexão _t3. O processo educativo e imagem do homem _t3.1 A formação do homem tradicional: imagem-ideal das civilizações orientais _t3.2 O processo educativo clássico: Grécia e Roma _t3.3 A formação do homem de fé: imagem-ideal da Europa medieval _t3.4 A formação do homem que se torna humano: imagem-ideal da renascença _t3.5 A formação do homem que se emancipa do passado:imagem-ideal do início da época moderna _t3.6 A formação do homem crítico e racionalista: imagem-ideal do iluminismo _t3.7 A formação do homem natural: imagem-ideal do romantismo - Jean-Jacques Rousseau _t3.8 A formação do homem livre, igual, fraterno: imagem-ideal da revolução francesa _t3.9 A formação do homem emancipado de todas as tutelas: imagem-ideal do neo-humanismo _t3.10 A formação do homem do povo: imagem-ideal de pestalozzi _t3.11 A formação do homem moral: imagem-ideal de herbart _t3.12 A formação do homem na sua atividade criadora: imagem-ideal de froebel _t3.13 A formação do homem dentro dos moldes da ciência: imagem-ideal de herbert spencer _t3.14 A pluralidade de imagens-ideais: a época contemporânea _t3.15 Pontos para reflexão _t4. Críticas ao processo educativo _t4.1 Marx e Engels: a necessidade de uma verdadeira revolução no processo educativo _t4.2 Ivan Illich: a abolição de todos os processos educativos atuais, a desescolarização da sociedade _t4.3 Paulo Freire: a crítica aos processos educativos diante da problemática brasileira _t4.4 Pontos para reflexão |
650 | 4 |
_912704 _aEducação |
|
942 | _cG | ||
998 |
_a20001113 _bMaria _cMaria do Carmo |
||
998 |
_a20080605 _b1545^b _cZailton |
||
999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c3465 _d3465 |
||
041 | _apor |