000 02629nam a2200205uu 4500
001 3286
003 OSt
005 20190212093648.0
008 001113s2008 bl ||||g| |0|| 0 por d
090 _a12
_bG4723f
100 1 _aGILES, Thomas Ransom
_94091
245 1 0 _aFilosofia da educação
260 _aSão Paulo :
_bEPU,
_c1983
300 _a114 p.
505 8 0 _t1. Filosofar e educar
_t1.1 Que significa filosofar?
_t1.2 Questões filosóficas
_t1.3 A interconexão e relevância de questões filosóficas
_t1.4 Filosofia e métodos
_t1.5 Que significa educar?
_t1.6 Filosofia da educação
_t1.7 Filosofia da educação/ciências da educação
_t1.8 Filosofia, ideologia e educação
_t1.9 Pontos para reflexão
_t2. Educação e teorias do conhecimento
_t2.1 O processo educativo e o ato do conhecimento
_t2.2 Teorias da verdade
_t2.3 Um esboço histórico do problema do conhecimento
_t2.4 Explicações alternativas do conhecimento: filosofia/psicologia experimental
_t2.5 Pontos para reflexão
_t3. O processo educativo e imagem do homem
_t3.1 A formação do homem tradicional: imagem-ideal das civilizações orientais
_t3.2 O processo educativo clássico: Grécia e Roma
_t3.3 A formação do homem de fé: imagem-ideal da Europa medieval
_t3.4 A formação do homem que se torna humano: imagem-ideal da renascença
_t3.5 A formação do homem que se emancipa do passado:imagem-ideal do início da época moderna
_t3.6 A formação do homem crítico e racionalista: imagem-ideal do iluminismo
_t3.7 A formação do homem natural: imagem-ideal do romantismo - Jean-Jacques Rousseau
_t3.8 A formação do homem livre, igual, fraterno: imagem-ideal da revolução francesa
_t3.9 A formação do homem emancipado de todas as tutelas: imagem-ideal do neo-humanismo
_t3.10 A formação do homem do povo: imagem-ideal de pestalozzi
_t3.11 A formação do homem moral: imagem-ideal de herbart
_t3.12 A formação do homem na sua atividade criadora: imagem-ideal de froebel
_t3.13 A formação do homem dentro dos moldes da ciência: imagem-ideal de herbert spencer
_t3.14 A pluralidade de imagens-ideais: a época contemporânea
_t3.15 Pontos para reflexão
_t4. Críticas ao processo educativo
_t4.1 Marx e Engels: a necessidade de uma verdadeira revolução no processo educativo
_t4.2 Ivan Illich: a abolição de todos os processos educativos atuais, a desescolarização da sociedade
_t4.3 Paulo Freire: a crítica aos processos educativos diante da problemática brasileira
_t4.4 Pontos para reflexão
650 4 _912704
_aEducação
942 _cG
998 _a20001113
_bMaria
_cMaria do Carmo
998 _a20080605
_b1545^b
_cZailton
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c3465
_d3465
041 _apor