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005 20190211173528.0
008 100810s2010 bl ||||gr |0|| 0 eng d
100 1 _aSILVEIRA, Franciane Freitas
_941775
245 1 0 _aCommunication practices in global product development projects of brazilian multinatioal firms
260 _aSão Paulo :
_bFEA-USP,
_cabr./jun. 2010
520 3 _aO objetivo da investigação aqui relatada foi mapear as práticas de comunicação aplicadas aos projetos globais de desenvolvimento de produtos de empresas multinacionais brasileiras e analisar se essas práticas variam de acrodo com algumas características dos projetos. Trata-se de um estudo de natureza exploratória, cujo método de pesquisa foi o estudo de casos múltiplos. Os resultados permitiram verificar que a frequência da comunicação nos projetos globais diminui com a distância, o que dificulta o controle e a coordenação das equipes. No entanto, por si só a distância, embora imponha desafios adicionais, não cause necessariamente problemas de comunicação, pois pode ser contornada pelo apoio das ferramentas eletrônicas de comunicação. O estudo permitiu concluir, também, que o uso das práticas de comunicação, bem como a importância dada a elas variam em função de algumas características dos projetos incluindo o tipo de projeto, os estágios dos ciclo de vida, o nível de complexidade e os arranjos integrativos utilizados no desenvolvimento dos produtos. Apesar de ter sido possível identificar tais variações, observou-se que as práticas não ocorrem de forma padronizada nos projetos; ao contrário, são desenvolvidas de maneira improvisada e circunstancial e não contam com um planejamento específico no início do projeto.
700 1 _aSBRAGIA, Roberto
_930129
773 0 8 _tRA - USP Revista de Administração
_g45, 2, p. 142-155
_dSão Paulo : FEA-USP, abr./jun. 2010
_xISSN 00802107
_w
942 _cS
998 _a20100810
_b1442^b
_cDaiane
998 _a20100901
_b1120^b
_cCarolina
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
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041 _aeng