000 | 04291nam a2200241uu 4500 | ||
---|---|---|---|
001 | 184 | ||
003 | OSt | ||
005 | 20190212093224.0 | ||
008 | 001018s1979 xx ||||g| |0|| 0 por d | ||
090 |
_a16 _bB269c |
||
100 | 1 |
_aBARRASS, Robert _9821 |
|
242 | 1 | 0 | _aScientists must write |
245 | 1 | 0 |
_aOs cientistas precisam escrever : _bguia de redacao para cientistas, engenheiros e estudantes |
260 |
_aSao Paulo : _bT. A. Queiros, _c1979 |
||
300 | _a218 p. | ||
490 | 0 |
_aBiblioteca de Ciencias Naturais ; _vv.2 |
|
505 | 8 | 0 |
_t1. Os cientistas precisam escrever _t2. Os registros pessoais _tEscrever ajuda a lembrar _t(Anotaçõse feitas em aula - Registro de trabalhos práticos) _tEscrever ajuda a observar _tEscrever ajuda a pensar _t(A descrição de um experimento - Pensar e recordar - Relatórios sobre o andamento do trabalho) _tO exercício de escrever _t3. Comunicações _tRelatórios internos _tCartas e memorandos _tA comunicação como parte da ciência _t(O método científico - A publicação dos resultados da pesquisa) _tA popularização da ciência _tExercícios de comunicação _t(Redação de uma carta - O preparo de instruções) _t4. Como os cientistas devem escrever _tExplicação _tClareza _tInteireza _tImparcialidade _tOrdem _tAcuidade _tObjetividade _t(Expressões teleológicas) _tSimplicidade _tEscritos científicos _t(Como redigir instruções) _tEscritos não científicos _t5. Pensar, planejar, escrever e rever _tO pensar e o planejar _t(A reunião de idéias e informações - Esboço preliminar - A ordem dos parágrafos) _tA redação _tA revisão _tPraticar a redação de ensaios _tTécnica de exame _t(Como preparar exames e atribuir notas - Como usar seu tempo da melhor maneira possível num exame - Como responder às questões de um exame) _t6. Pensamentos postos em palavras _tVocabulário _tO significado das palavras _tTermos técnicos _t(Definições) _tAbreviaturas _tNomenclatura _t7. O uso das palavras _tPalavras no contexto _tPalavras supérfluas _t(Motivos da prolixidade - A redação de um resumo) _t8. Ajudando o leitor _tDecisão sobre o que o leitor necessita saber _tEscreva com a preocupação de tornar fácil a leitura _t(Como principiar - Controle - Ênfase - Comprimento das frases - Ritmo - Estilo) _tCaptar e manter a relação do leitor _tUsar bom vernáculo _t(Obstáculos à comunicação efetiva - Regras da comunicação eficiente) _t9. Os números contribuem para a precisão _tO uso de números _t(Unidades SI) _tO uso das tabelas _tO uso dos gráficos e diagramas _t10. As ilustrações contribuem para que haja clareza _tO uso de ilustrações _t(Fotografias - Desenhos - Diagramas) _tA arte da ilustração _tDesenhos para relatórios _t(Dimensões - Como desenhar) _tA legenda _tIlustrações terminadas _t(Pontos a verificar nas ilustrações) _t11. Leitura _tO trabalho dos outros _t(Enciclopédia - Manuais - Guias de padronização ou normativos - Diretórios, ou guias - Livros - Resenhas - Periódicos especializados em extratos, ou resumos - Índices - "Current Contents") _tAnotações feitas durante a leitura _tComo ler _tComo fazer uma resenha _t12. Relatórios e teses _tAs partes de um relatório de pesquisa _t(Capa - Folha de rosto - Sumário - Introdução - Materiais e métodos - resultados - Discussão - Resumo - Agradecimentos - Lista de referências bibliográficas) _tRelatório de projetos e teses _t(Teses - Relatórios de projetos - Avaliação de projetos) _t13. Preparo do relatório de uma investigação _tO preparo do manuscrito _t(Pontos a verificar no manuscrito) _tO preparo do original datilografado _t(Instruções para o trabalho de datilografia - Pontos a verificar no original datilografado) _tO preparo do índice remissivo _tO preparo do original datilografado para a tipografia _t(Correspondência com o redator - Pontos a considerar pelos avaliadores, e autores - Direitos autorais - Pontos a verificar na revisão de provas) _tResumo _t(Como preparar, para publicação, um relatório sobre uma investigação ou um artigo) _t14. Falar sobre ciência _tO preparo de uma conferência _t(Avaliação do tempo - Uso do quadro negro - Uso de diapositivos) _tA palestra |
508 | _aTradutor: Leila Novaes | ||
650 | 4 |
_aComunicacao _911947 |
|
942 | _cG | ||
998 |
_a20001018 _bPieran _cPierangele |
||
998 |
_a20160323 _b1844^b _cAna |
||
999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c374 _d374 |
||
041 | _apor |