000 01786naa a2200205uu 4500
001 0111816342437
003 OSt
005 20190212124016.0
008 101118s2010 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aGOERGEN, Pedro
_942994
245 1 0 _aEducação superior na perspectiva do sistema e do plano nacional de educação
260 _aCampinas :
_bCEDES,
_cjul./set. 2010
520 3 _aO presente ensaio se propõe destacar e comentar alguns dos aspects centrais do Documento Final da Conferência Nacional de Educação (CONAE, 2010) no que se refere ao aspecto da educação superior. Para alcançar este objetivo, o trabalho inicia com um desenho do cenário político-econômico global e latino-americano, com destaque para as políticas neoliberais, impostas aos países da região, a partir dos anos 1990. Num passo seguinte, procede a uma breve análise da educação superior brasileira, no intuito de esclarecer como e em que medida as políticas neoliberais globais interferem na educação superior nacional. Finalmente e com base nas considerações anteriores, faz uma sucinta análise das referências sobre educação superior, contidas no Documento Final da CONAE (2010). Conclui manifestando a esperança de que a efetivação do Sistema Nacional de Educação ajude a resgatar a dívida histórica do Estado de garantir uma educação de qualidade, em todos os níveis, para todo o povo brasileiro
590 _aISSN eletrônico: 16784626
773 0 8 _tEducação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação
_g31, 112, p. 895-917
_dCampinas : CEDES, jul./set. 2010
_xISSN 01017330
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/es/v31n112/13.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20101118
_b1634^b
_cDaiane
998 _a20150914
_b1710^b
_cAna
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c37412
_d37412
041 _apor