000 | 01786naa a2200205uu 4500 | ||
---|---|---|---|
001 | 0111816342437 | ||
003 | OSt | ||
005 | 20190212124016.0 | ||
008 | 101118s2010 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aGOERGEN, Pedro _942994 |
|
245 | 1 | 0 | _aEducação superior na perspectiva do sistema e do plano nacional de educação |
260 |
_aCampinas : _bCEDES, _cjul./set. 2010 |
||
520 | 3 | _aO presente ensaio se propõe destacar e comentar alguns dos aspects centrais do Documento Final da Conferência Nacional de Educação (CONAE, 2010) no que se refere ao aspecto da educação superior. Para alcançar este objetivo, o trabalho inicia com um desenho do cenário político-econômico global e latino-americano, com destaque para as políticas neoliberais, impostas aos países da região, a partir dos anos 1990. Num passo seguinte, procede a uma breve análise da educação superior brasileira, no intuito de esclarecer como e em que medida as políticas neoliberais globais interferem na educação superior nacional. Finalmente e com base nas considerações anteriores, faz uma sucinta análise das referências sobre educação superior, contidas no Documento Final da CONAE (2010). Conclui manifestando a esperança de que a efetivação do Sistema Nacional de Educação ajude a resgatar a dívida histórica do Estado de garantir uma educação de qualidade, em todos os níveis, para todo o povo brasileiro | |
590 | _aISSN eletrônico: 16784626 | ||
773 | 0 | 8 |
_tEducação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação _g31, 112, p. 895-917 _dCampinas : CEDES, jul./set. 2010 _xISSN 01017330 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.scielo.br/pdf/es/v31n112/13.pdf _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20101118 _b1634^b _cDaiane |
||
998 |
_a20150914 _b1710^b _cAna |
||
999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c37412 _d37412 |
||
041 | _apor |