000 02557nam a2200229uu 4500
001 0111910205641
003 OSt
005 20190212124024.0
008 101119s2010 bl ||||g| |0|| 0 por d
100 1 _aCHMIELEWSKA, Danuta
_943002
245 1 0 _aO programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar (PAA) e as práticas dos agricultores participantes orientadas ao mercado :
_bestudo de caso no estado de Sergipe
260 _aBrasília :
_bIpea,
_coutubro 2010
300 _a40 p.
490 0 _aTexto Para Discussão ;
_vn. 1510
520 3 _aUm questionamento fundamental acerca de programas que objetivam inclusão produtiva e geração de renda diz respeito à sua capacidade de garantir um processo sustentável de desenvolvimento das capacidades econômicas de seus beneficiários. Neste estudo, o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) é discutido a partir desta perspectiva, tendo em vista que oferece, entre outros benefícios, uma nova oportunidade de mercado para produtos alimentícios oriundos da agricultura familiar. Em estudo de caso realizado no estado do Sergipe, consideraram-se duas modalidades do PAA que oferecem alternativas de mercado institucional (Compra Direta Local da Agricultura Familiar - CDLAF - e Compra para Doação Simultânea - CPR-Doação). Esta análise sugere que, por oferecer uma possibilidade comercial importante para os produtores, o PAA desempenha um papel significativo na melhoria das capacidades de acesso a mercados destes agricultores, pois se mostra crucial na promoção de uma série de mudanças nos processos produtivos e organizacionais dos agricultores envolvidos. Tais mudanças foram possibilitadas pela segurança de acesso regular a mercado vantajoso. As vendas a preços garantidos consistem em fator fundamental para que os agricultores invistam no fortalecimento das suas capacidades produtivas e organizacionais. No entanto, embora as capacidades desenvolvidas sejam essenciais para facilitar a participação dos produtores nos mercados agrícolas, não são suficientes para promover o acesso a estes, uma vez que o PAA é visto atualmente pela maior parte dos agricultores envolvidos nas modalidades analisadas como o melhor canal de comercialização disponível
700 1 _aSOUZA, Darana
_943003
700 1 _aLOURETE, Acácio Alvarenga
_943004
856 4 2 _uhttp://www.ipea.gov.br/sites/000/2/publicacoes/tds/td_1510.pdf
_yAcesso
942 _cE
998 _a20101119
_b1020^b
_cJaqueline
998 _a20110801
_b1554^b
_cKeicielle
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c37419
_d37419
041 _apor