000 | 01864naa a2200205uu 4500 | ||
---|---|---|---|
001 | 0120315312337 | ||
003 | OSt | ||
005 | 20190212124144.0 | ||
008 | 101203s2010 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aPEROSA, Graziela Serroni _943127 |
|
245 | 1 | 0 |
_aA pasagem pelo sistema de ensino em três gerações : _bclasse e gênero na segmentação do sistema de ensino |
260 |
_aCampinas : _bCEDES, _cabr./jun. 2010 |
||
520 | 3 | _aEste artigo analisa os investimentos educativos diferenciados, realizados por três gerações de famílias inseridas em um grupo socialmente privilegiado. A análise centra-se na discussão de como, de uma geração a outra, a passagem pelo sistema de ensino esteve na base dos processos de diferenciação social entre os indivíduos. O material empírico trabalho foi obtido no quadro de uma pesquisa de doutorado, na qual identifiquei a escola de nível secundário e as trajetórias sócio-profissionais de oitenta e duas milhares, ex-alunas de três escolas católicas de São Paulo. Discute se modificações estruturais de longa duração, tais como a expansão do acesso ao ensino, o investimento crescente das meninas nos caminhos da escolarização e a conotação sexual dos percursos escolares. Por meio da comparação sistemática da passagem pelo sistema de ensino e de ingresso no ensino superior é possível verificar a maneira pela qual a ordem social foi transposta para o universo escolar definindo os horizontes possíveis para cada um | |
590 | _aISSN eletrônico: 16784626 | ||
773 | 0 | 8 |
_tEducação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação _g31, 111, p. 391-409 _dCampinas : CEDES, abr./jun. 2010 _xISSN 01017330 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.scielo.br/pdf/es/v31n111/v31n111a06.pdf _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20101203 _b1531^b _cDaiane |
||
998 |
_a20150914 _b1725^b _cAna |
||
999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c37561 _d37561 |
||
041 | _apor |