000 01864naa a2200205uu 4500
001 0120315312337
003 OSt
005 20190212124144.0
008 101203s2010 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aPEROSA, Graziela Serroni
_943127
245 1 0 _aA pasagem pelo sistema de ensino em três gerações :
_bclasse e gênero na segmentação do sistema de ensino
260 _aCampinas :
_bCEDES,
_cabr./jun. 2010
520 3 _aEste artigo analisa os investimentos educativos diferenciados, realizados por três gerações de famílias inseridas em um grupo socialmente privilegiado. A análise centra-se na discussão de como, de uma geração a outra, a passagem pelo sistema de ensino esteve na base dos processos de diferenciação social entre os indivíduos. O material empírico trabalho foi obtido no quadro de uma pesquisa de doutorado, na qual identifiquei a escola de nível secundário e as trajetórias sócio-profissionais de oitenta e duas milhares, ex-alunas de três escolas católicas de São Paulo. Discute se modificações estruturais de longa duração, tais como a expansão do acesso ao ensino, o investimento crescente das meninas nos caminhos da escolarização e a conotação sexual dos percursos escolares. Por meio da comparação sistemática da passagem pelo sistema de ensino e de ingresso no ensino superior é possível verificar a maneira pela qual a ordem social foi transposta para o universo escolar definindo os horizontes possíveis para cada um
590 _aISSN eletrônico: 16784626
773 0 8 _tEducação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação
_g31, 111, p. 391-409
_dCampinas : CEDES, abr./jun. 2010
_xISSN 01017330
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/es/v31n111/v31n111a06.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20101203
_b1531^b
_cDaiane
998 _a20150914
_b1725^b
_cAna
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c37561
_d37561
041 _apor