000 01848naa a2200205uu 4500
001 1012014311637
003 OSt
005 20190212124744.0
008 110120s2010 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aDIAS SOBRINHO, José
_943826
245 1 0 _aDemocratização, qualidade e crise da educação superior :
_bfaces da exclusão e limimtes da inclusão
260 _aCampinas :
_bCEDES,
_cout./dez. 2010
520 3 _aO artigo trata de aspectos da "democratização" na educação superior brasileira. Discute contradições entre concepções de educação como bem público-social e como mercadoria, relacionando-as com as políticas públicas desse nível de ensino. Tematiza as noções de qualidade e de pertinência social. Afirma que as políticas públicas de democratização da educação superior devem ir muito além das ações focadas no aumento de matrículas e de inclusão social. A democratização requer melhorar e ampliar a educação fundamental, de modo a elevar a quantidade e a qualidade de concluintes no ensino médio; ampliar e melhorar continuamente a formação de professores e a infraestrutura de todo sistema educativo; assegurar boas condições de permanência do estudante nos cursos; ampliar a participação do Estado no provimento da educação. Em conclusão: transformações radicais na educação superior, especialmente a sua expansão com qualidade e equidade, não se separam de mudanças estruturais e sustentáveis da sociedade
590 _aISSN eletrônico: 16784626
773 0 8 _tEducação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação
_g31, 113, p. 1223-1246
_dCampinas : CEDES, out./dez. 2010
_xISSN 01017330
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/10.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20110120
_b1431^b
_cDaiane
998 _a20150914
_b1753^b
_cAna
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c38325
_d38325
041 _apor