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040 _cFUNCEP
041 _apor
999 _bPHL2MARC21 1.1
100 1 _aGUALDA, Rgina Elena Crespo
_944486
245 1 0 _aConsiderações sobre a educação ambiental e o papel do estado
260 _aBrasília :
_bFUNCEP,
_cout./dez. 1983
520 3 _aDe acordo com a lei que instituiu, no Brasil, a Política Nacional do Meio Ambiente não existe, no país, uma consciência ecológica conseqüente, ou seja, ela não atinge a população em grandes proporções. A falta de ideologia ambientel, no país, se justifica pelo fato de que, ainda que se desenvolva em ritmo acelerado, o processo de industrialização e de urbanização mal superou os seus primeiros estágios. A questão da preservação e da melhoria ambiental tornou-se uma questão política, exigindo dos indivíduos e de grupos sociais resultados através de suas atitudes, decisões, hábitos e comportamentos. Criar novos padrões valorativos que requelem as relações entre os indivíduos, a sociedade e o meio ambiente corresponde ao que chamamos de formação de uma con^sciência (ou ideologia) ambiental. É legítimo que o Estado atue no sentido de acelerar o processo de formação de uma consciência ambietal, intervindo nesse processo através de vários níveis: educação formal, mediante inclusão obrigatória dos temas ambientais nos currículos escolares, em todos os níveis de ensino; formação de quadros técnicos para a gestão dos recursos ambientais; educação de massa visando a reorientação de hábitos de indivíduos concretos (ou comunidades restritas) em suas ações concretas e passíveis do seu controle
590 _aRSP out./dezembro de 1983
590 _avolume 111 númere 4 1983
773 0 8 _tRevista do Serviço Público - RSP
_g111, 4, p. 105-108
_dBrasília : FUNCEP, out./dez. 1983
_xISSN 00079071
856 _uhttp://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/3734/1/1983%20RSP%20ano40%20v111%20n4%20Out-Dez%20p.105-108.pdf
_yAcesso ao PDF
942 _cS
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