000 01611nam a2200205uu 4500
001 1060214222837
003 OSt
005 20190212125852.0
008 110602s2011 bl ||||g| |0|| 0 por d
100 1 _aCARVALHO, Carlos Henrique Ribeiro de
_944555
245 1 0 _aEmissões relativas de poluentes do transporte motorizado de passageiros nos grandes centros urbanos brasileiros
260 _aBrasília :
_bIPEA,
_c2011
300 _a39 p.
490 0 _aTexto para Discussão ;
_v1606
520 3 _aEste trabalho apresenta uma discussão sobre as emissões veiculares de poluentes nos grandes centros urbanos, assim como uma breve análise das políticas públicas adotadas no Brasil que causam impacto nestas emissões. Além disso, é apresentada uma metodologia de cálculo das emissões relativas de gases de efeito estufa com base nas emissões unitárias médias dos veículos automotores e na matriz modal de deslocamentos, bem como se discute a participação das principais fontes veiculares nas emissões dos principais poluentes locais nos centros urbanos brasileiros. Fica claro pelos resultados apresentados que, além das políticas tradicionais de controle das emissões unitárias, políticas de incentivo do uso do transporte público coletivo em detrimento ao uso do transporte individual são fundamentais para reduzir o volume de poluentes jogados na atmosfera das maiores cidades
856 4 2 _uhttp://www.ipea.gov.br/sites/000/2/publicacoes/tds/TD_1606_WEB.pdf
_yAcesso
942 _cE
998 _a20110602
_b1422^b
_cDaiane
998 _a20111206
_b1356^b
_cKeicielle
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c39568
_d39568
041 _apor