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245 | 1 | 0 | _aAdministração do processo de inovação tecnologica |
260 |
_aSão Paulo : _bAtlas, _c1980 |
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300 | _a384 p. | ||
505 | 8 | 0 |
_tParte I. Ambiente de ciência e tecnologia e a instituição de pesquisa _t1. Ciência e tecnologia: fatores de desenvolvimento sócio-econômico _t2. Processo de inovação técnica - a experiência brasileira no setor químico _t3. Um caminho para o desenvolvimento tecnológico _tParte III. A função de planejamento e controle _t4. Técnicas de planejamento estratégico para instituições de pesquisa e desenvolvimento _t5. Planejamento de projetos com múltiplas alternativas _t6. Estudos de campo sobre um processo de ordenação-q/grupo nominal para a seleção de projetos de pesquisa e de desenvolvimento _t7. Considerações sobre a formulação de programa para um instituto de pesquisa _t8. Planejamento e controle financeiros em instituições de pesquisa e desenvolvimento _t9. Controle de projetos em nível institucional pra instituições de pesquisa _t10. Formação de equipes de trabalho em estruturas matriciais _t11.Desempenho organizacional na instituição de pesquisa aplicada _tParte III. Estrutura organizacional e mudanças organizacionais _t12. Algumas características da estrutura matricial _t13. Centralização x descentralização: aplicações e laboratórios de instituições de pesquisa e desenvolvimento _t14. Resistência à mudança de estrutura em instituto de pesquisa e desenvolvimento _t15. Ambiguidade e divisão da autoridade na estrutura matricial _t16. Técnicas para definir papéis da gerência de pesquisa _t17. Método para avaliação do apoio prestado aos pesquisadores pelos laboratórios de pesquisa _tParte IV. O fator humano na pesquisa _t18. Algumas considerações sobre a motivação da administração de pesquisa e desenvolvimento _t19. Barreiras organizacionais à inovação _t20. A função gerencial no processo de inovação tecnológica _t21. Problemas atuais de pesquisa e desenvolvimento: formação de recursos humanos para a pesquisa no Brasil _t22. Planejamento de recursos humanos técnicos na instituição de pesquisa _t23. Avaliação de desempenho de pessoal técnico em instituições de pesquisa e desenvolvimento _t24. Estudo empírico sobre características comportamentais de pesquisadores brasileiros em relação à implantação de sistemas de custos _tParte V. Marketing na instituição de pesquisa _t25. Uma sugestão de componentes de um plano de marketing para institutos de pesquisa no Brasil _t26. Marketing em instituições de P&D _t27. Fatores de integração de atividades de informação em institutos de pesquisa |
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_aGestão Tecnológica _912029 |
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