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008 120214s2011 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aMORAES, Carmen Sylvia Vidigal
_946283
245 1 0 _aEnsino médio :
_bpossibilidades de avaliação
260 _aCampinas :
_bCEDES,
_cjul./set. 2011
520 3 _aNeste artigo procura-se articular um conjunto de indicadores que permitiriam avaliar o ensino médio, incluindo a modalidade de educação de jovens e adultos. Parte-se de uma série histórica de matrículas no período de 1991 a 2010, com taxas líquidas de matrícula para a população de 15 a 17 anos, por dependências administrativas e turnos. Abarcam-se, também, as taxas de rendimento, especialmente as taxas de aprovação que expressam o sucesso no fluxo escolar. O quadro é completado com os resultados de desempenho no saeb, que se conjugam com as taxas de aprovação para compor o ideb, apresentado pelo MEC como indicador de qualidade da educação básica, o que remete a algumas problematizações sobre a concepção de avaliação e qualidade. Tais indicadores sinalizam os desafios de atendimento dessa etapa da educação básica às vésperas de sua obrigatoriedade, nos marcos do que se denomina democratização do ensino. Detalha-se o PROEJA no escopo de incluir outros elementos para uma avaliação mais abrangente do ensino médio, notadamente em relação à eja e ao mundo do trabalho
650 4 _aPolítica Educacional
_913179
650 4 _aIndicador de Desempenho
_914201
650 4 _aQualidade
_912842
650 4 _912540
_aCapacitação Profissional
700 1 _aALAVARSE, Ocimar Munhoz
_939881
773 0 8 _tEducação & Sociedade: Revista de Ciências da Educação
_g32, 116, p. 807-838
_dCampinas : CEDES, jul./set. 2011
_xISSN 01017330
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/es/v32n116/a11v32n116.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20120214
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_cGeisneer
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999 _aConvertido do Formato PHL
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