000 | 02016naa a2200253uu 4500 | ||
---|---|---|---|
001 | 2021413413841 | ||
003 | OSt | ||
005 | 20240523062554.0 | ||
008 | 120214s2011 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aMORAES, Carmen Sylvia Vidigal _946283 |
|
245 | 1 | 0 |
_aEnsino médio : _bpossibilidades de avaliação |
260 |
_aCampinas : _bCEDES, _cjul./set. 2011 |
||
520 | 3 | _aNeste artigo procura-se articular um conjunto de indicadores que permitiriam avaliar o ensino médio, incluindo a modalidade de educação de jovens e adultos. Parte-se de uma série histórica de matrículas no período de 1991 a 2010, com taxas líquidas de matrícula para a população de 15 a 17 anos, por dependências administrativas e turnos. Abarcam-se, também, as taxas de rendimento, especialmente as taxas de aprovação que expressam o sucesso no fluxo escolar. O quadro é completado com os resultados de desempenho no saeb, que se conjugam com as taxas de aprovação para compor o ideb, apresentado pelo MEC como indicador de qualidade da educação básica, o que remete a algumas problematizações sobre a concepção de avaliação e qualidade. Tais indicadores sinalizam os desafios de atendimento dessa etapa da educação básica às vésperas de sua obrigatoriedade, nos marcos do que se denomina democratização do ensino. Detalha-se o PROEJA no escopo de incluir outros elementos para uma avaliação mais abrangente do ensino médio, notadamente em relação à eja e ao mundo do trabalho | |
650 | 4 |
_aPolítica Educacional _913179 |
|
650 | 4 |
_aIndicador de Desempenho _914201 |
|
650 | 4 |
_aQualidade _912842 |
|
650 | 4 |
_912540 _aCapacitação Profissional |
|
700 | 1 |
_aALAVARSE, Ocimar Munhoz _939881 |
|
773 | 0 | 8 |
_tEducação & Sociedade: Revista de Ciências da Educação _g32, 116, p. 807-838 _dCampinas : CEDES, jul./set. 2011 _xISSN 01017330 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.scielo.br/pdf/es/v32n116/a11v32n116.pdf _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20120214 _b1341^b _cGeisneer |
||
998 |
_a20120508 _b1046^b _cKeicielle |
||
999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c41596 _d41596 |
||
041 | _apor |