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003 OSt
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008 120321s2010 xx ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aCHALHOUB, Sidney
_946404
245 1 0 _aO problema do tráfico africano de Escravos na independéncia e formação do Estado (Brasil, décadas de 1820 a 1840)
260 _aStockholm :
_bInstitute of Latin Amercian Studies, Stockholm University,
_c2010
520 3 _aPor ocasião da Independência (1822) e em anos subsequentes, a demanda por trabalho escravo para a produção de açúcar, algodão e café intensificou o tráfico negreiro e consolidou o comprometimento do Império brasileiro com a instituição da escravidão. No entanto, em decorrência de compromissos internacionais decorrentes o reconhecimento da Independência do país, o
520 3 _aparlamento brasileiro aprovou uma lei de abolição do tráfico africano de escravos em 7 de novembro de 1831. O principal objetivo deste artigo é explorar algumas conseqüências políticas e sociais do não cumprimento da lei de 1831, em especial quanto a práticas cotidianas destinadas a dar aparência de legalidade à propriedade escrava adquirida ao arrepio da lei
590 _aVolume 40
590 _aNumeros 1-2
650 4 _aTrabalho Escravo
_912980
650 4 _aForma de Estado
_911977
650 4 _aSociologia
_912776
650 4 _aAspecto Histórico
_911935
650 4 _aBrasil
_912876
773 0 8 _tIberoamericana: nordic journal of latin american and caribbean studies
_g40, 1-2, p. 45-71
_dStockholm : Institute of Latin Amercian Studies, Stockholm University, 2010
_xISSN 00468444
_w
856 4 2 _uhttp://www.lai.su.se/polopoly_fs/1.249688.1443447846
_yAcesso
942 _cS
998 _a20120321
_b1129^b
_cGeisneer
998 _a20160623
_b1254^b
_cAna
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
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041 _apor