000 01782naa a2200277uu 4500
001 2032114490541
003 OSt
005 20190212132654.0
008 120321s2011 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aSASS, Odair
_946427
242 1 0 _aCustom-made students: psychological and educational tests as technology / L'étudiant sur mesure: les tests psychologiques et éducationnels comme technologie.
245 1 0 _aO aluno sob medida :
_bos testes psicológicos e educacionais como tecnologia
260 _aCampinas :
_bCEDES,
_cout./ dez. 2011
520 3 _aDiscute-se a relação entre a psicologia e a estatística, no campo educacional, procurando evidenciar que tal relação não se esgota com a explicação do progresso científico inexorável; antes, ela é indissociável da realização objetiva da racionalidade tecnológica, característica da sociedade industrial e administrada. Essa perspectiva é explorada por meio da psicotécnica, primeiramente, recorrendo a um momento importante do desenvolvimento da noção de inteligência, exemplificada pela teoria bifatorial de Spearman; depois, por meio da aplicação de testes psicológicos e educacionais, na escola primária brasileira, conforme os educadores Isaias Alves e Lourenço Filho
590 _aISSN eletrônico: 16784626
650 4 _912704
_aEducação
650 4 _aPsicologia
_913029
650 4 _aEstatística
_911991
650 4 _aTecnologia
_912882
650 4 _aMétodo de Ensino
_922624
773 0 8 _tEducação & Sociedade: Revista de Ciências da Educação
_g32, 117, p. 971-988
_dCampinas : CEDES, out./ dez. 2011
_xISSN 01017330
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/es/v32n117/v32n117a05.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20120321
_b1449^b
_cGeisneer
998 _a20150911
_b1716^b
_cAndre
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c41791
_d41791
041 _apor