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008 120411s2012 bl ||||g| |0|| 0 por d
100 1 _aVONBUN, Christian
_945582
245 1 0 _aEducação superior: uma comparação internacional e suas lições para o Brasil
260 _aBrasília :
_bIPEA,
_c2012
300 _a102 p.
490 0 _aTexto para Discussão ;
_v1720
520 3 _aNeste Texto para Discussão, compara-se, usando dados de 2006, o sistema brasileiro de educação superior com o de cinco países bem-sucedidos nesta área, que realizaram esforços consideráveis de expansão da educação superior. Os resultados sugerem trade-offs entre os objetivos de acesso e equidade, por um lado, e de qualidade e custo, por outro. Isto implica a necessidade do estabelecimento de prioridades. O sistema que mais se destacou foi o norte-americano, seguido pelo britânico. Contudo, não se pode garantir que estes sistemas sejam facilmente replicáveis, inclusive em seus resultados. As principais recomendações de políticas para o Brasil são: a elevação da eficiência do sistema público de ensino superior, por meio da implantação de mecanismos de incentivos similares aos da pós-graduação; o aumento relativo do pagamento de bolsas e da concessão de financiamentos para estudos no setor privado; e o investimento massivo nos níveis inferiores, como forma de elevar a equidade do sistema
700 1 _aMENDONÇA, João Luís de Oliveira
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856 4 2 _uhttp://www.ipea.gov.br/sites/000/2/publicacoes/tds/TD_1720.pdf
_yAcesso
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