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008 121203s2011 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aDIVERT, Nicolas
_947177
242 1 0 _aThe market of fashion design schools. / Le marche des ecoles de stylisme
245 1 0 _aO mercado das escolas de estilismo
260 _aCampinas :
_bCEDES,
_cjan./mar. 2011
520 3 _aEm cem anos, o número de franceses trabalhando na moda diminuiu em 93%, o que acarretou uma modificação da estrutura da mão de obra empregada nesse setor. Perante a internacionalização crescente da economia, os países ocidentais tendem a dar as costas às atividades de produção para se concentrar nos ofícios com alto valor agregado. Entre eles, as atividades relacionadas à criação, realizadas pelos estilistas, estão em forte crescimento. Longe de estar à margem deste movimento, a escola acompanhou o deslocamento em direção a níveis mais elevados de escolaridade observados nos empregos propostos. A partir dos anos de 1970, cursos especializados na criação de moda começaram a ser criados. Inicialmente confiada à iniciativa pública, a oferta de formação foi crescendo, impulsionada por escolas privadas sem vínculos com o Estado. Um mercado da certificação escolar se configurou, no qual essas escolas tentam mostrar, em salões do estudante, uma relação estreita entre formação e emprego.
590 _aISSN eletrônico: 16784626
773 0 8 _tEducação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação
_g33, 118, p. 61-79
_dCampinas : CEDES, jan./mar. 2011
_xISSN 01017330
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856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/es/v33n118/v33n118a05.pdf
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