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_d43154
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003 OSt
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040 _cENAP
_aBR-BrEnap
_bpt-br
999 _bPHL2MARC21 1.1
100 1 _aPEREIRA, Danielle Ramos de Miranda
245 1 2 _aA importância do entendimento dos indicadores na tomada de decisão de gestores públicos /
_cpor Danielle Ramos de Miranda Pereira, Marcelo de Rezende Pinto. --
260 _aBrasília :
_bENAP,
_c2012.
300 _ap. 363-380
504 _aInclui bibliografia.
520 3 _aNa literatura, existe concordância sobre a relação entre educação e desenvolvimento nos seus diversos sentidos. A partir dessa premissa, o artigo pretende examinar a diferença na relação entre desenvolvimento econômico (expresso em termos de renda) e educação, por meio das dimensões ''renda e educação'' de dois índices de desenvolvimento: o IDHM e o IMRS. Essa diferença foi estudada em relação às 10 regiões administrativas de Minas Gerais, exemplificando como a decisão dos gestores públicos pode ser influenciada pelaseleção de diferentes indicadores, utilizados na formulação ou na avaliação das políticas públicas. Os resultados apontam que, no IMRS, a relação entre renda e educação pode não ter sido significativas ou ter sido menos intensa que a encontrada, quando se toma como referência o IDHM. Isso pode significar que a dimensão ''educação'', nos indicadores, precisa incorporar, além das questões de acesso, aquelas relacionadas à qualidade da educação e aos recursos disponíveis.
650 4 _aIndicador Social
_913506
650 4 _911965
_aPolítica Social
650 4 _912404
_a Tomada de Decisão
650 4 _aMinas Gerais
_913526
700 1 _aPINTO, Marcelo de Rezende
_929852
773 0 8 _tRevista do Serviço Público - RSP
_gv. 63, n. 3, p. 363-380, jul. 2012.
_w00349240
856 4 2 _uhttps://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1779
_yAcesso ao PDF
909 _a202109
_bNoély
942 _cS
_2ddc