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100 1 _aOLIVEIRA, Fernando Bonadia de
_947247
242 1 0 _aEspinosa and the ethical radicalization in public education / Spinoza et la radicalisation ethique dans l'education publique
245 1 0 _aEspinosa e a radicalização ética na educação pública
260 _aCampinas :
_bCEDES,
_cjan./mar. 2012
520 3 _aEste trabalho pretende dialogar com um capítulo do livro Transgressões convergentes, assinado por João Wanderlei Geraldi, Maria Benites e Bernd Fichtner. O problema central abordado neste texto é a "radicalização ética na educação pública". O mencionado capítulo, a certa altura, recupera três exemplos de ações educativas inovadoras que dão aos educandos o "direito de aprender a ser um ser humano" e formam o "compromisso pessoal com o futuro". Tendo sido o filósofo holandês moderno Bento de Espinosa (1632-1677) evocado para esclarecer com exatidão de que forma tais exemplos se implementam como prática social, o principal objetivo deste artigo é mostrar como as ideias do texto supracitado estão, de fato, associadas à filosofia espinosana e evidenciar como Espinosa pode contribuir ainda mais para uma radicalização ética na educação pública, à qual dever-se-ia acrescentar, conforme argumenta-se aqui, mais duas propriedades: democrática e laica.
590 _aISSN online: 16784626
650 4 _aSociologia da Educação
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650 4 _aFilosofia
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650 4 _aEnsino Público
_912006
650 4 _aÉtica
_911958
773 0 8 _tEducação e Sociedade : Revista de Ciências da Educação
_g33, 118, p. 191-204
_dCampinas : CEDES, jan./mar. 2012
_xISSN 01017330
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/es/v33n118/v33n118a12.pdf
_yAcesso
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