000 | 02007naa a2200265uu 4500 | ||
---|---|---|---|
001 | 2121814472527 | ||
003 | OSt | ||
005 | 20190212135030.0 | ||
008 | 121218s2012 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aOLIVEIRA, Fernando Bonadia de _947247 |
|
242 | 1 | 0 | _aEspinosa and the ethical radicalization in public education / Spinoza et la radicalisation ethique dans l'education publique |
245 | 1 | 0 | _aEspinosa e a radicalização ética na educação pública |
260 |
_aCampinas : _bCEDES, _cjan./mar. 2012 |
||
520 | 3 | _aEste trabalho pretende dialogar com um capítulo do livro Transgressões convergentes, assinado por João Wanderlei Geraldi, Maria Benites e Bernd Fichtner. O problema central abordado neste texto é a "radicalização ética na educação pública". O mencionado capítulo, a certa altura, recupera três exemplos de ações educativas inovadoras que dão aos educandos o "direito de aprender a ser um ser humano" e formam o "compromisso pessoal com o futuro". Tendo sido o filósofo holandês moderno Bento de Espinosa (1632-1677) evocado para esclarecer com exatidão de que forma tais exemplos se implementam como prática social, o principal objetivo deste artigo é mostrar como as ideias do texto supracitado estão, de fato, associadas à filosofia espinosana e evidenciar como Espinosa pode contribuir ainda mais para uma radicalização ética na educação pública, à qual dever-se-ia acrescentar, conforme argumenta-se aqui, mais duas propriedades: democrática e laica. | |
590 | _aISSN online: 16784626 | ||
650 | 4 |
_aSociologia da Educação _912774 |
|
650 | 4 |
_aFilosofia _911963 |
|
650 | 4 |
_aEnsino Público _912006 |
|
650 | 4 |
_aÉtica _911958 |
|
773 | 0 | 8 |
_tEducação e Sociedade : Revista de Ciências da Educação _g33, 118, p. 191-204 _dCampinas : CEDES, jan./mar. 2012 _xISSN 01017330 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.scielo.br/pdf/es/v33n118/v33n118a12.pdf _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20121218 _b1447^b _cJuliana |
||
998 |
_a20150922 _b1624^b _cAndre |
||
999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c43247 _d43247 |
||
041 | _apor |