000 | 02106naa a2200277uu 4500 | ||
---|---|---|---|
001 | 2121815015027 | ||
003 | OSt | ||
005 | 20190212135038.0 | ||
008 | 121218s2012 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aPEIXOTO, Joana _947251 |
|
242 | 1 | 0 | _aTechnology and education: some considerations regarding the contemporary pedagogical discourse / Technologie et education: quelques considerations sur le discours pedagogique contemporain |
245 | 1 | 0 |
_aTecnologias e educação : _balgumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo |
260 |
_aCampinas : _bCEDES, _cjan./mar. 2012 |
||
520 | 3 | _aO presente artigo pretende analisar os fundamentos do discurso predominante sobre as relações entre as tecnologias e a educação, tomando por base um estado da arte realizado sobre os usos do computador na educação escolar, no período de 1997 a 2007 no Brasil. Nesse estado da arte foram encontrados 107 trabalhos relacionados a essa temática e a referência a 1.330 autores. A análise destes trabalhos conduz à reflexão que busca apoio teórico em um descolamento dos discursos habituais sobre o uso das tecnologias em educação: tanto aqueles que se baseiam nas prescrições normativas para a incorporação dos instrumentos tecnológicos (visão instrumental), como aqueles que impõem as TIC como uma fatalidade no seio das escolas (determinismo tecnológico). O corpus total foi objeto de análise de conteúdo, indicando as categorias: o computador como recurso didáticopedagógico e o computador como recurso político-pedagógico. | |
590 | _aISSN online: 16784626 | ||
650 | 4 |
_aPedagogia _912230 |
|
650 | 4 |
_912704 _aEducação |
|
650 | 4 |
_aTecnologia _912882 |
|
650 | 4 |
_aPolítica Educacional _913179 |
|
700 | 1 |
_aARAÚJO, Claúdia Helena dos Santos _947252 |
|
773 | 0 | 8 |
_tEducação e Sociedade : Revista de Ciências da Educação _g33, 118, p. 253-268 _dCampinas : CEDES, jan./mar. 2012 _xISSN 01017330 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.scielo.br/pdf/es/v33n118/v33n118a16.pdf _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20121218 _b1501^b _cJuliana |
||
998 |
_a20150922 _b1644^b _cAndre |
||
999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c43252 _d43252 |
||
041 | _apor |