000 02106naa a2200277uu 4500
001 2121815015027
003 OSt
005 20190212135038.0
008 121218s2012 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aPEIXOTO, Joana
_947251
242 1 0 _aTechnology and education: some considerations regarding the contemporary pedagogical discourse / Technologie et education: quelques considerations sur le discours pedagogique contemporain
245 1 0 _aTecnologias e educação :
_balgumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo
260 _aCampinas :
_bCEDES,
_cjan./mar. 2012
520 3 _aO presente artigo pretende analisar os fundamentos do discurso predominante sobre as relações entre as tecnologias e a educação, tomando por base um estado da arte realizado sobre os usos do computador na educação escolar, no período de 1997 a 2007 no Brasil. Nesse estado da arte foram encontrados 107 trabalhos relacionados a essa temática e a referência a 1.330 autores. A análise destes trabalhos conduz à reflexão que busca apoio teórico em um descolamento dos discursos habituais sobre o uso das tecnologias em educação: tanto aqueles que se baseiam nas prescrições normativas para a incorporação dos instrumentos tecnológicos (visão instrumental), como aqueles que impõem as TIC como uma fatalidade no seio das escolas (determinismo tecnológico). O corpus total foi objeto de análise de conteúdo, indicando as categorias: o computador como recurso didáticopedagógico e o computador como recurso político-pedagógico.
590 _aISSN online: 16784626
650 4 _aPedagogia
_912230
650 4 _912704
_aEducação
650 4 _aTecnologia
_912882
650 4 _aPolítica Educacional
_913179
700 1 _aARAÚJO, Claúdia Helena dos Santos
_947252
773 0 8 _tEducação e Sociedade : Revista de Ciências da Educação
_g33, 118, p. 253-268
_dCampinas : CEDES, jan./mar. 2012
_xISSN 01017330
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/es/v33n118/v33n118a16.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20121218
_b1501^b
_cJuliana
998 _a20150922
_b1644^b
_cAndre
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c43252
_d43252
041 _apor