000 02048naa a2200253uu 4500
001 2121916254827
003 OSt
005 20190212135123.0
008 121219s2012 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aOLIVEIRA, Luiz Antonio de
_947306
242 1 0 _aGuide to a history of indigenous education: notes on the relationship between indigenous and educational policies / Trame pour une histoire de l’éducation scolaire indigene: notes sur la relation entre politique indigeniste et éducative
245 1 0 _aRoteiro para uma história da educação escolar indígena :
_bnotas sobre a relação entre política indiginista e educacional
260 _aCampinas :
_bCEDES,
_cjul./sept. 2012
520 3 _aO texto visa apresentar um roteiro para a história das políticas educacionais voltadas para os povos indígenas, a partir da consideração das suas relações com as políticas indigenistas. Na articulação entre os campos indigenista e da educação sugere pensar como as questões das diferenças culturais dos povos indígenas orientaram diferentes projetos de educação escolar indígena. No roteiro proposto, parte-se do período “assimilacionista” e “civilizatório” do início do século XX, marcado pela ideia de uma necessária unidade da nação, passando pelas reformas desta política em que é reconhecida a importância do ensino bilíngüe nos processos de escolarização, até o momento atual, caracterizado pela busca do reconhecimento da diversidade cultural como direito fundamental, colocando novos desafios para as políticas educacionais.
590 _aISSN online : 16784626
650 4 _aPolítica Educacional
_913179
650 4 _aRaça
_925036
700 1 _aNASCIMENTO, Rita Gomes do
_947307
773 0 8 _tEducação e Sociedade : Revista de Ciências da Educação
_g33, 120, p. 765-781
_dCampinas : CEDES, jul./sept. 2012
_xISSN 01017330
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/07.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20121219
_b1625^b
_cJuliana
998 _a20150922
_b1726^b
_cAndre
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c43293
_d43293
041 _apor