000 02177naa a2200373uu 4500
001 2122713393727
003 OSt
005 20190212135259.0
008 121227s2011 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aKICHEL, Cinara Ribeiro Silva
_947397
245 1 0 _aA interpretação do Supremo Tribunal Federal do princípio administrativo da eficiência - a interpretação constitucional como garantia de coerência e significado
260 _aBrasília :
_bAGU,
_cmai./jun. 2011
520 3 _aO presente artigo expõe a análise da interpretação do
520 3 _aprincípio constitucional da eficiência administrativa, antes e depois da
520 3 _apromulgação da Emenda Constitucional nº 19, de 04 de junho de 1998,
520 3 _aque o positivou, examinando a efetiva necessidade de positivação de
520 3 _aum princípio no corpo da Constituição, bem como a influência desta
520 3 _apositivação na jurisprudência da Corte.
520 3 _aComo se demonstra ao longo deste trabalho, a interpretação
520 3 _ajurisprudencial baseada nos princípios fundamentais que traduzam
520 3 _aas diretrizes norteadoras da administração pública, mesmo que não
520 3 _apositivados, mantém o real sentido das expressões, sendo imune a
520 3 _aconotações políticas que deles se afaste, assegurando seu conteúdo
520 3 _anormativo e sinalagmático no sistema e protegendo sua coerência e
520 3 _areal significação, bem como explicita a desnecessidade de modificação
520 3 _ado texto constitucional para garantir a efetividade de aplicação de um
520 3 _aprincípio.
520 3 _aA doutrina de Ronald Dworkin e Menelick de Carvalho Netto serviram
520 3 _ade embasamento e suporte teórico para este estudo.
773 0 8 _tPublicações da Escola da AGU : Pós-Graduação em Direito Público - AGU
_g10, 2, p. 115-140
_dBrasília : AGU, mai./jun. 2011
_xISSN 2236/4374
_w
856 4 2 _uhttp://www.agu.gov.br/sistemas/site/TemplateImagemTexto.aspx?idConteudo=172303&ordenacao=1&id_site=7529
_yAcesso
942 _cS
998 _a20121227
_b1339^b
_cJuliana
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c43364
_d43364
041 _apor