000 | 02620naa a2200421uu 4500 | ||
---|---|---|---|
001 | 2122714055127 | ||
003 | OSt | ||
005 | 20190212135305.0 | ||
008 | 121227s2011 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aFRANCO, Patricia Cristina Lessa _947401 |
|
245 | 1 | 0 |
_aEntre a eficiência e a legitimidade : _ba teoria dos motivos determinantes é compatível com uma concepção democrática de direito? |
260 |
_aBrasília : _bAGU, _cmai./jun. 2011 |
||
520 | 3 | _aO presente artigo tem por objetivo discutir o fenômeno da | |
520 | 3 | _atranscendência dos motivos determinantes nas decisões proferidas pelo | |
520 | 3 | _aSupremo Tribunal Federal, tanto no controle concentrado como no | |
520 | 3 | _acontrole difuso de constitucionalidade. Foi feita uma digressão sobre | |
520 | 3 | _aos objetivos, conseqüências, vantagens, desvantagens e, por fim, as | |
520 | 3 | _alimitações para a adoção desse fenômeno. | |
520 | 3 | _aO problema do artigo foi responder a seguinte pergunta: tal teoria é justificável | |
520 | 3 | _anuma concepção democrática de constitucionalismo? A transcendência dos | |
520 | 3 | _amotivos determinantes e confere às decisões da Suprema Corte um efeito | |
520 | 3 | _ailimitado? Caso haja limitação, quais regramentos ou valores deveriam ser | |
520 | 3 | _aimpostos para conferir um sistema de freios a essa transcendência? Até | |
520 | 3 | _aque ponto a transcendência dos motivos determinantes é legítima? Assim, | |
520 | 3 | _aa partir desses problemas, foi utilizada como marco teórico a concepção | |
520 | 3 | _ade razão pública nos termos ensinados por John Rawls e o princípio da | |
520 | 3 | _aintegridade concebido por Ronald Dworkin. | |
520 | 3 | _aPor fim, fez-se um estudo de quais limites são necessários para que esse | |
520 | 3 | _asuper-poder conferido à Corte Suprema não se transforme em algo | |
520 | 3 | _aarbitrário e ilegítimo. Conclui-se que realmente a teoria da transcendência | |
520 | 3 | _ados motivos determinantes, no âmbito do Poder Judiciário, se revela como | |
520 | 3 | _aum mecanismo vantajoso, mas apenas se a sua aplicação for respaldada na | |
520 | 3 | _arazão pública e visar a preservar a integridade do Direito como um todo. | |
773 | 0 | 8 |
_tPublicações da Escola da AGU : Pós-Graduação em Direito Público - UnB _g10, 2, p. 219-248 _dBrasília : AGU, mai./jun. 2011 _xISSN 2236/4374 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.agu.gov.br/sistemas/site/TemplateImagemTexto.aspx?idConteudo=172303&ordenacao=1&id_site=7529 _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20121227 _b1405^b _cJuliana |
||
999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c43368 _d43368 |
||
041 | _apor |