000 03125naa a2200529uu 4500
001 2122714452327
003 OSt
005 20190212135315.0
008 121227s2011 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aBECHELANY, Gustavo Ferreira
_947408
245 1 0 _aDemocracia e transparência na gestão patrimonial - a rede de comunicação da SPU
260 _aBrasília :
_bAGU,
_cmar./abr. 2011
520 3 _aO texto apresenta a experiência de construção da Rede de
520 3 _aComunicação da Secretaria do Patrimônio da União (SPU). Iniciativa
520 3 _ainovadora de gestão em rede para divulgar notícias, melhores práticas
520 3 _ae informações para a sociedade, superintendências regionais e órgão
520 3 _acentral da Secretaria, sobre a gestão do patrimônio imobiliário da
520 3 _aUnião. Com abordagem democrática e participativa, a Rede congrega
520 3 _aatividades de comunicação institucional e gerenciamento do portal
520 3 _aeletrônico patrimoniodetodos.gov.br a representantes das 27
520 3 _asuperintendências e 5 departamentos do órgão central, denominados
520 3 _a“monitores de comunicação” que criam e fazem a manutenção das
520 3 _apáginas de seu estado ou departamento, de maneira autônoma e
520 3 _adescentralizada, respeitando a cultura regional. Os monitores foram
520 3 _acapacitados em noções de jornalismo e tecnologia da informação e
520 3 _aexercem as atividades de geração e de publicação das informações de
520 3 _aseu estado, dedicando duas horas por semana para as atividades, sem
520 3 _aaumento de custos ou descompatibilização das atividades principais do
520 3 _aservidor. Em 2009, a Rede de Comunicação foi responsável por 32% do
520 3 _avolume de comunicações publicadas pela Secretaria.
520 3 _aA Rede de Comunicação foi constituída com o objetivo principal de
520 3 _amelhorar o fluxo de comunicação entre superintendências, órgão
520 3 _acentral e seus públicos (especialmente o cidadão), dar publicidade e
520 3 _atransparência para as ações e iniciativas regionais, uma estratégia de
520 3 _aconsolidação da gestão participativa e descentralizada preconizada pela
520 3 _aPolítica Nacional de Gestão do Patrimônio da União. Some-se a estes
520 3 _aresultados, o objetivo imediato de superar as dificuldades de implantar
520 3 _ae gerir o novo portal da forma centralizada e convencional, o que vinha
520 3 _asendo tentado sem sucesso.
700 1 _aMorales, Carlos Antonio
_931439
700 1 _aRIBEIRO NETO, Miguel Batista
_947409
700 1 _aBONINI, Washington Leonardo Guanaes
_91286
773 0 8 _tPublicações da Escola da AGU : Direito, Gestão e Democracia
_g9, p. 117-129
_dBrasília : AGU, mar./abr. 2011
_xISSN 2236/4374
_w
856 4 2 _uhttp://www.agu.gov.br/sistemas/site/TemplateImagemTexto.aspx?idConteudo=171702&ordenacao=1&id_site=7529
_yAcesso
942 _cS
998 _a20121227
_b1445^b
_cJuliana
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c43377
_d43377
041 _apor