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003 OSt
005 20190212140432.0
008 130128s2007 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aCATTANI, Antonio David
_947974
245 1 0 _aA escolarização das classs abastadas
260 _aPorto Alegre :
_bUFRGS,
_cjul./dez. 2007
520 3 _aApós indicar a inadequação do termo elite ou burguesia para designar os
520 3 _adetentores de grandes fortunas, este artigo sustenta que as classes dominantes se
520 3 _aconstroem continuamente e se mobilizam de todas as formas para assegurar sua
520 3 _areprodução ampliada, sua existência cotidiana com vistas à preservação e à transmissão
520 3 _adas posições dominantes para seus descendentes. A formação ideológica
520 3 _ana família e o período de formação nas instituições escolares são parte importantes
520 3 _ado processo de construção de classe.
520 3 _aO artigo considera que os estudos sobre a escolarização das classes dedicam-
520 3 _ase, de modo geral, à formação universal, com ênfase nos problemas que
520 3 _aacometem a população menos privilegiada. Os estudos sobre a formação da
520 3 _aclasse dominante são recentes e apresentam resultados inusitados tais como a
520 3 _arelação instrumental com a educação o que distinguiria o caso brasileiro das
520 3 _aestratégias das classes abastadas dos países economicamente mais avançados.
520 3 _aEntretanto, como as classes dominantes são heterogêneas elas podem se
520 3 _avaler de outras estratégias de escolarização para garantir suas posições e a reprodução
520 3 _ade classe.
700 1 _aKIELING, Francisco dos Santos
_947975
773 0 8 _tSociologias : Riqueza e desigualdades
_g9, 18, p. 170-187
_dPorto Alegre : UFRGS, jul./dez. 2007
_xISSN 15174522
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/soc/n18/n18a09.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20130128
_b1411^b
_cJuliana
998 _a20130222
_b1024^b
_cCarolina
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c43968
_d43968
041 _apor