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008 | 130201s2006 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aGAYA, Adroaldo _948003 |
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245 | 1 | 0 |
_aA reinvenção dos corpos : _bpor uma Pedagodia da Complexidade |
260 |
_aPorto Alegre : _bUFRGS, _cjan./jun. 2006 |
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520 | 3 | _aO objetivo deste ensaio é o de reivindicar a presença do corpo humano nas reflexões epistemológicas e pedagógicas. Parte-se da seguinte hipótese: Em tempos pós-modernos, os discursos filosófico e sociológico apontam para a superação da racionalidade iluminista. As propostas pedagógicas procuram perspectivas interdisciplinares, novas formas de configuração curricular e de organização do espaço escolar. Muito seguidamente ouvem-se referências a uma pedagogia da complexidade. Todavia, paradoxalmente, é nesta mesma escola e no âmbito dessa mesma pedagogia que o paradigma do racionalismo iluminista inspirador de uma educação intelectualista permanece, assumindo a herança cartesiana que concebe o corpo como simples extensão da mente. Três temas compõem os argumentos em defesa da hipótese orientadora: (1) Nas escolas de nosso tempo o corpo considerado como res extensa permanece passivo. Enfim, o corpo não vai à escola. (2) As principais correntes epistemológicas sobre a origem do conhecimento, da mesma forma, limitam-se a expressões de um conhecimento predominantemente racional. O corpo permanece ausente de interesse epistemológico. (3) Uma pedagogia que se limita ao exclusivamente racional é míope e, por conseqüência, não pode exigir configurar-se numa pedagogia da complexidade. É necessário recolocar os corpos na epistemologia, na pedagogia e nas escolas. É a reinvenção dos corpos. | |
773 | 0 | 8 |
_tSociologias : Complexidade _g8, 15, p. 250-272 _dPorto Alegre : UFRGS, jan./jun. 2006 _xISSN 15174522 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.scielo.br/pdf/soc/n15/a09v8n15.pdf _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20130201 _b1450^b _cJuliana |
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998 |
_a20130222 _b1426^b _cCarolina |
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999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c44030 _d44030 |
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041 | _apor |