000 01593naa a2200193uu 4500
001 3020412090027
003 OSt
005 20190212140601.0
008 130204s2007 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aERICHSEN, Hans-Uwe
_948015
245 1 0 _aTendências européias ba graduação e na garantia da qualidade
260 _aPorto Alegre :
_bUFRGS,
_cjan./jun. 2007
520 3 _aO texto discute as transformações dos sistemas de educação superior na Europa, a partir do chamado Processo de Bolonha. Na primeira parte, são apresentados e discutidos os “comunicados” assinados pelos ministros de educação europeus que aderiram ao processo que caracteriza a reforma proposta: adoção de um sistema de ensino baseado em três ciclos (bachelor, master e os estudos de doutorado); estabelecimento de um sistema de acumulação e transferência de créditos; promoção da mobilidade; promoção do espaço europeu do ensino superior, entre outros. Na segunda parte, é discutida a avaliação e a acreditação/certificação como meios de desenvolvimento e garantia da qualidade na educação superior. Por fim, trata da questão da educação continuada como um desafio para as instituições de educação superior e uma oportunidade para ampliação do acesso.
773 0 8 _tSociologias : Desafios da Educação Superior
_g9, 17, p. 22-49
_dPorto Alegre : UFRGS, jan./jun. 2007
_xISSN 15174522
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/soc/n17/a03n17.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20130204
_b1209^b
_cJuliana
998 _a20130222
_b1136^b
_cCarolina
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c44050
_d44050
041 _apor