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008 130204s2007 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aBALBACHEVSKY, Elizabeth
_932952
245 1 0 _aCarreira e contexto institucional no sistema de ensino superior brasileiro
260 _aPorto Alegre :
_bUFRGS,
_cjan./jun. 2007
520 3 _aEste trabalho faz um estudo da evolução da relação entre titulação e carreira institucional, entre 1992 e 2003, nas instituições de ensino superior brasileiras, usando para isso dados coletados em dois surveys representativos da profissão acadêmica no Brasil. Os resultados obtidos foram surpreendentes porque apontam para uma desorganização crescente da estrutura da carreira nas instituições de ensino superior brasileiras e um enfraquecimento na associação entre tirulação e carreira. O estudo apresenta ainda um exercício de análise multivariada para verificar quais dimensões são relevantes para explicar a ascensão do professor a diferentes degraus da cerreira. O resultado dessa análise corrobora a hipótese de que a carreira oferecida pelas instituições de ensino superior brasileiras esteja, pouco a pouco, perdendo sua capacidade de discriminar e recompensar o desempenho acadêmico, já que o principal referencial a partir da qual ela foi construída - a titulação - tendeu, na última décadam a se homogeneizar.
773 0 8 _tSociologias : Desafios da Educação Superior
_g9, 17, p. 158-188
_dPorto Alegre : UFRGS, jan./jun. 2007
_xISSN 15174522
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/soc/n17/a07n17.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20130204
_b1255^b
_cJuliana
998 _a20130222
_b1136^b
_cCarolina
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c44054
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041 _apor