000 01836naa a2200193uu 4500
001 3020712005227
003 OSt
005 20190212140742.0
008 130207s2008 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aSALES, Arnaud
_948089
245 1 0 _aCriatividade, comunicação e produção do saber
260 _aPorto Alegre :
_bUFRGS,
_cjan./jun. 2008
520 3 _aA produção do conhecimento é um dos elementos fundamentais da dinâmica das sociedades contemporâneas que se apóiam sobre o saber científico e profissional em níveis desiguais até agora. Este texto visa apreender, de um ponto de vista sociológico, diversas facetas da relação entre criatividade, comunicação e produção do conhecimento a partir das seguintes questões: Como situar o papel da comunicação da elaboração de descobertas ou nos avanços intelectuais? Quais são os papéis do indivíduo e das redes nesses avanços? Quais são, enfim, os traços especialmente comunicacionais das instituições mais criativas? O texto está apoiado nos trabalhos de Philippe Bretton (comunicação e estatuto do conhecimento), Randal Collins (criatividade das redes), Rogers Hollingsworth (complexidade cognitiva, diversidade instutucional, qualidade dos ambientes de pesquisa em termos de trocas e de debates científicos). Estas questões não compõe um debate estritamente acadêmico. Elas concernem também diretamente as praticas dos ambientes de pesquisa, dos professores-pesquisadores e dos estudantes de mestrado e de doutorado.
773 0 8 _tSociologias : Conhecimentos, redes e sociedade
_g10, 19, p. 22-39
_dPorto Alegre : UFRGS, jan./jun. 2008
_xISSN 15174522
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/soc/n19/a03n19.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20130207
_b1200^b
_cJuliana
998 _a20130222
_b1129^b
_cCarolina
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c44132
_d44132
041 _apor