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008 130214s2012 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aDUBET,François
_948140
245 1 0 _aAs desigualdades escolares antes e depois da escola :
_borganização escolar e influência dos diplomas
260 _aPorto Alegre :
_bUFRGS,
_cjan./abr. 2012
520 3 _aA escola reproduz as desigualdades sociais por ser mais favorável aos alunos social e culturalmente privilegiados. No entanto, essa “lei” é demasiado geral para explicar as grandes variações na amplitude dessa reprodução, reveladas pelas comparações internacionais. Partindo desses estudos, o artigo mostra, em primeiro lugar, que essas variações não se explicam diretamente pela amplitude das desigualdades sociais. Para explicá-las é preciso levantar duas outras questões. A primeira tange à organização dos sistemas escolares, os quais podem aumentar ou atenuar o impacto das desigualdades sociais sobre as desigualdades escolares. A segunda se refere aos impactos da escola, à influência dos diplomas para a mobilidade social. O artigo demonstra que, quanto mais determinante for o papel dos diplomas, mais marcadas serão as desigualdades escolares e mais rígida será a reprodução das desigualdades sociais. Finalmente, a função atribuída à escola pelas diversas sociedades determinará a amplitude da reprodução social. Contudo, essa análise foi realizada a partir de uma amostra de países, logo a realização de estudos qualitativos complementares seria muito útil para melhor compreender como ocorre a reprodução social.
700 1 _aDURU-BELLAT, Marie
_948141
700 1 _aVÉRÉTOUT, Antoine
_948142
773 0 8 _tSociologias : Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos
_g14, 29, p. 22-70
_dPorto Alegre : UFRGS, jan./abr. 2012
_xISSN 15174522
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/soc/v14n29/a03v1429.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20130214
_b1242^b
_cJuliana
998 _a20150702
_b1357^b
_cAna
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
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041 _apor