000 | 01994naa a2200193uu 4500 | ||
---|---|---|---|
001 | 3021412444727 | ||
003 | OSt | ||
005 | 20190212140842.0 | ||
008 | 130214s2012 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aSTROMQUIST, Nelly P. _941539 |
|
245 | 1 | 0 | _aEducação Latino-Americana em Tempos Globalizados |
260 |
_aPorto Alegre : _bUFRGS, _cjan./abr. 2012 |
||
520 | 3 | _aEste artigo oferece um panorama abrangente do impacto da globalização sobre os sistemas de educação, destacando as mudanças bem como as continuidades em todos os níveis educacionais, da escola fundamental à universidade. A educação superior tem sido a mais afetada pela globalização, que se reflete no persistente discurso sobre a sociedade do conhecimento do século XXI. A América Latina, assim como outras regiões, tem experimentado uma importante expansão na educação superior, principalmente através da oferta do ensino privado, de qualidade irregular. Se, por um lado, a região dá mostras de aumentar a participação na educação, por outro, as condições adversas a que estão sujeitas as crianças pobres, indígenas ou afro-descendentes, tanto meninos como meninas, provenientes de zonas rurais, não melhoraram substancialmente com a globalização. Os países do leste asiático estão respondendo de com entusiasmo às possibilidades oferecidas pelas novas forças globalizantes; entretanto, os países da América Latina não têm exibido a mesma determinação para investir em educação pública e, se essa situação não mudar, eles provavelmente perderão terreno na disputa por desenvolver uma população com conhecimentos avançados. | |
773 | 0 | 8 |
_tSociologias : Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos _g14, 29, p. 72-99 _dPorto Alegre : UFRGS, jan./abr. 2012 _xISSN 15174522 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.scielo.br/pdf/soc/v14n29/a04v1429.pdf _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20130214 _b1244^b _cJuliana |
||
998 |
_a20150702 _b1357^b _cAna |
||
999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c44193 _d44193 |
||
041 | _apor |