000 02069naa a2200193uu 4500
001 3021412483427
003 OSt
005 20190212140843.0
008 130214s2012 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aMARTINS, Carlos Benedito
_923237
245 1 0 _aSociologia e ensino superior :
_bencontro ou desencontro?
260 _aPorto Alegre :
_bUFRGS,
_cjan./abr. 2012
520 3 _aO artigo aborda determinados marcos que têm caracterizado a relação entre sociologia e a análise dos sistemas de ensino na modernidade, privilegiando nessa relação o sistema de ensino superior. Salienta que a temática da educação ocupou uma posição destacada na obra de determinados autores clássicos da sociologia ao analisar a constituição do processo de modernidade. Ressalta que o sistema de ensino, destacadamente o ensino superior, tem ocupado uma posição estratégica nas sociedades contemporâneas em função da complexa relação que mantém com as esferas econômica, política e cultural em distintos contextos societários. Destaca a tendência existente na sociologia contemporânea de abordar o sistema de ensino como um subcampo especializado no interior da disciplina. Salienta que a tendência de abordar o sistema de ensino superior a partir de diversas temáticas especializadas tem conduzido as análises realizadas nesse subcampo especializado a manter uma articulação mais tênue com questões relativas ao processo de modernidade em sua fase contemporânea. O artigo enfatiza que a sociologia tem como um de seus desafios incontornáveis a tarefa de recolocar na sua pauta de pesquisa a análise dos sistemas de ensino preservando a perspectiva macro analítica delineada por determinados autores clássicos.
773 0 8 _tSociologias : Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos
_g14, 29, p. 100-127
_dPorto Alegre : UFRGS, jan./abr. 2012
_xISSN 15174522
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/soc/v14n29/a05v1429.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20130214
_b1248^b
_cJuliana
998 _a20150702
_b1357^b
_cAna
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c44194
_d44194
041 _apor