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008 130214s2012 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aLELIS, Isabel
_948144
245 1 0 _aO trabalho docente na escola de massa :
_bdesafios e perspectivas
260 _aPorto Alegre :
_bUFRGS,
_cjan./abr. 2012
520 3 _aEste artigo tem como eixo central o trabalho dos professores na escola de massa, hoje. Em um primeiro momento, foram trazidas questões presentes na literatura internacional e nacional, reveladoras dos desafios que se colocam aos docentes, como a intensificação e complexificação da profissão, a diversificação das tarefas docentes em função de um conjunto de transformações sociais, a importância que adquire a formação de professores, tendo em vista a busca pela efetividade do ensino. Em função da magnitude desses problemas, análises da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Comunidade Europeia foram incorporadas ao texto, dada a centralidade que assumiu o campo das políticas de formação de professores para os países-membros desses organismos. A última parte do texto tem a preocupação de analisar os principais problemas enfrentados pelo magistério no contexto brasileiro, como a sobrecarga de trabalho, o esgotamento crescente que vem acometendo os professores e as dificuldades que enfrentam de atualização profissional, já identificadas na produção acadêmica.
773 0 8 _tSociologias : Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos
_g14, 29, p. 152-174
_dPorto Alegre : UFRGS, jan./abr. 2012
_xISSN 15174522
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/soc/v14n29/a07v1429.pdf
_yAcesso
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_cJuliana
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_cAna
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
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