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005 | 20190212140845.0 | ||
008 | 130214s2012 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aLELIS, Isabel _948144 |
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245 | 1 | 0 |
_aO trabalho docente na escola de massa : _bdesafios e perspectivas |
260 |
_aPorto Alegre : _bUFRGS, _cjan./abr. 2012 |
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520 | 3 | _aEste artigo tem como eixo central o trabalho dos professores na escola de massa, hoje. Em um primeiro momento, foram trazidas questões presentes na literatura internacional e nacional, reveladoras dos desafios que se colocam aos docentes, como a intensificação e complexificação da profissão, a diversificação das tarefas docentes em função de um conjunto de transformações sociais, a importância que adquire a formação de professores, tendo em vista a busca pela efetividade do ensino. Em função da magnitude desses problemas, análises da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Comunidade Europeia foram incorporadas ao texto, dada a centralidade que assumiu o campo das políticas de formação de professores para os países-membros desses organismos. A última parte do texto tem a preocupação de analisar os principais problemas enfrentados pelo magistério no contexto brasileiro, como a sobrecarga de trabalho, o esgotamento crescente que vem acometendo os professores e as dificuldades que enfrentam de atualização profissional, já identificadas na produção acadêmica. | |
773 | 0 | 8 |
_tSociologias : Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos _g14, 29, p. 152-174 _dPorto Alegre : UFRGS, jan./abr. 2012 _xISSN 15174522 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.scielo.br/pdf/soc/v14n29/a07v1429.pdf _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20130214 _b1254^b _cJuliana |
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998 |
_a20150702 _b1357^b _cAna |
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999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c44196 _d44196 |
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041 | _apor |