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100 | 1 |
_aVIRGINIO, Alexandre Silva _948145 |
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245 | 1 | 0 |
_aEducação e sociedade democrática : _binterpretações sociológicas e desafios à formação política do educador |
260 |
_aPorto Alegre : _bUFRGS, _cjan./abr. 2012 |
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520 | 3 | _aNeste trabalho, procuramos situar o papel da educação na constituição de uma sociedade democrática. A relação entre democracia e educação funda-se na identificação dos predicados da primeira, sobretudo, a partir das contribuições de Karl Mannheim, e nas propriedades da segunda, mormente em sua dimensão política, estribo para a convergência entre processos curriculares e necessidades sociais. Tomando por base a realidade nacional, asseveramos que a construção de uma consciência e personalidade democrática decorre da consecução de uma outra sociabilidade, qual seja, consoante aos valores da reciprocidade e da cooperação, tanto quanto sensível à qualificação dos termos que definem, objetiva e subjetivamente, a qualidade de vida. Tal qualidade decorre, ademais, do desenvolvimento das interpretações críticas e/ou propostas criativas colocadas na e pela experiência cotidiana. Considerando a natureza precária de nossa cidadania, tanto quanto os desafios educacionais em curso, colocamos em relevo o desafio da formação política do educador. Esta dimensão formativa, principalmente se levarmos em conta as carências e dificuldades das classes populares, pode, se observadas e desenvolvidas as relações ético-políticas que permeiam o saber e o fazer docente, conferir um outro cariz, de natureza humanista, ao processo de socialização escolar. Mais do que isso, pode significar a mediação necessária, ainda que não suficiente, entre utopia democrática e sociedade democrática,entre realidade social e contextos de cidadania e entre necessidade da política e mudança social. | |
773 | 0 | 8 |
_tSociologias : Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos _g14, 29, p. 176-212 _dPorto Alegre : UFRGS, jan./abr. 2012 _xISSN 15174522 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.scielo.br/pdf/soc/v14n29/a08v1429.pdf _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20130214 _b1257^b _cJuliana |
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998 |
_a20150702 _b1357^b _cAna |
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999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c44197 _d44197 |
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