000 01528naa a2200181uu 4500
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003 OSt
005 20190212141000.0
008 130215s1999 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aGOHN, Maria da Glória
_94151
245 1 0 _aA formação do cidadão nos cursos do MST
260 _aPorto Alegre :
_bUFRGS,
_cjul./dez. 1999
520 3 _aO trabalho analisa algumas modalidades de processos educativos realizados pelo MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, a saber: o trabalho realizado com os filhos dos assentados, nas escolas regulares de educação formal do ensino fundamental; o realizado com jovens e adultos nas escolas de formação política e técnica do movimento. A partir dos pressupostos básicos que alicerçam aquelas práticas, indaga-se sobre o tipo de cultura política que está sendo gerada e os frames organizativos construídos. A noção de frames é proveniente da teoria da Mobilização Política utilizada, entre outros, por Sidney Tarrow (1994), e diz respeito aos marcos referenciais criados pelos atores das ações coletivas no processo de desenvolvimento de um movimento social. O trabalho busca relacionar os frames com a estrutura de oportunidades políticas que o MST constrói ao longo de sua trajetória.
773 0 8 _tSociologias : Cidadania e Democracia
_g1, 2, p. 144-189
_dPorto Alegre : UFRGS, jul./dez. 1999
_xISSN 15174522
_w
942 _cS
998 _a20130215
_b1653^b
_cJuliana
998 _a20130222
_b1504^b
_cCarolina
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c44254
_d44254
041 _apor