000 01956naa a2200181uu 4500
001 3021813312627
003 OSt
005 20190212141003.0
008 130218s1999 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aZALUAR, Alba
_934285
245 1 0 _aDesafios para o ensino básico na visão dos vulneráveis
260 _aPorto Alegre :
_bUFRGS,
_cjul./dez. 1999
520 3 _aO artigo apresenta uma discussão sobre os desafios do ensino básico no Brasil. Sem o entendimento deles, dificilmente a crise atual no próximo milênio será superada. A ameaça não é apenas da estagnação econômica ou do desenvolvimento tecnológico do país, mas também do contínuo esgarçamento do tecido social, da atomização, do individualismo negativo, do esfacelamento da solidariedade e da civilidade como etos imprescindíveis do caráter democrático da sociedade que se desenha para o futuro. Os significados da educação para os pobres foram baseados nos resultados de uma pesquisa realizada em 1995 sobre as relações que os pobres, situados em diferentes cidades e bairros da região metropolitana do Rio de Janeiro, oriundos de diversas etnias, raças, religião, fases e tipo de famílias teriam da escola pública e da educação em geral. O estudo foi feito em três áreas pobres, comparando a educação oferecida aos pobres em escolas comuns e Cieps. Essas entrevistas exibiram uma disparidade acentuada entre os gêneros (referidos às diferenças culturalmente construídas e não apenas à determinação biológica) que constituiu um demarcador importante das imagens sobre a educação, o êxito ou fracasso escolar, a profissionalização e as práticas de violência física no bairro e nas escolas.
773 0 8 _tSociologias : Cidadania e Democracia
_g1, 2, p. 228-249
_dPorto Alegre : UFRGS, jul./dez. 1999
_xISSN 15174522
_w
942 _cS
998 _a20130218
_b1331^b
_cJuliana
998 _a20130222
_b1504^b
_cCarolina
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c44258
_d44258
041 _apor