000 | 01956naa a2200181uu 4500 | ||
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003 | OSt | ||
005 | 20190212141003.0 | ||
008 | 130218s1999 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aZALUAR, Alba _934285 |
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245 | 1 | 0 | _aDesafios para o ensino básico na visão dos vulneráveis |
260 |
_aPorto Alegre : _bUFRGS, _cjul./dez. 1999 |
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520 | 3 | _aO artigo apresenta uma discussão sobre os desafios do ensino básico no Brasil. Sem o entendimento deles, dificilmente a crise atual no próximo milênio será superada. A ameaça não é apenas da estagnação econômica ou do desenvolvimento tecnológico do país, mas também do contínuo esgarçamento do tecido social, da atomização, do individualismo negativo, do esfacelamento da solidariedade e da civilidade como etos imprescindíveis do caráter democrático da sociedade que se desenha para o futuro. Os significados da educação para os pobres foram baseados nos resultados de uma pesquisa realizada em 1995 sobre as relações que os pobres, situados em diferentes cidades e bairros da região metropolitana do Rio de Janeiro, oriundos de diversas etnias, raças, religião, fases e tipo de famílias teriam da escola pública e da educação em geral. O estudo foi feito em três áreas pobres, comparando a educação oferecida aos pobres em escolas comuns e Cieps. Essas entrevistas exibiram uma disparidade acentuada entre os gêneros (referidos às diferenças culturalmente construídas e não apenas à determinação biológica) que constituiu um demarcador importante das imagens sobre a educação, o êxito ou fracasso escolar, a profissionalização e as práticas de violência física no bairro e nas escolas. | |
773 | 0 | 8 |
_tSociologias : Cidadania e Democracia _g1, 2, p. 228-249 _dPorto Alegre : UFRGS, jul./dez. 1999 _xISSN 15174522 _w |
942 | _cS | ||
998 |
_a20130218 _b1331^b _cJuliana |
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998 |
_a20130222 _b1504^b _cCarolina |
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999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c44258 _d44258 |
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041 | _apor |