000 | 01712naa a2200193uu 4500 | ||
---|---|---|---|
001 | 3022509042227 | ||
003 | OSt | ||
005 | 20190212141148.0 | ||
008 | 130225s2012 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aFERNANDES, Reynaldo _933481 |
|
245 | 1 | 0 |
_aEducação, salários e a alocação de trabalhadores entre tarefas : _bteorias e evidências para o Brasil |
260 |
_aRio de Janeiro : _bIPEA, _cdez. 2012 |
||
520 | 3 | _aEsse artigo constrói um modelo competitivo que relaciona os salários relativos e a alocação de trabalhadores com diferentes níveis de educação à demanda e à oferta de competências, fornecendo evidências empíricas para o caso do Brasil. O modelo assume que todos os trabalhadores qualificados realizam tarefas complexas, que todos os trabalhadores não qualificados executam tarefas simples e que os intermediários podem fazer ambas. A distribuição dos trabalhadores intermediários nas tarefas é gerada endogenamente para maximizar o produto total da economia. O modelo é simulado empiricamente para a economia brasileira entre 1981 e 2009. Os resultados sugerem que houve um aumento na demanda relativa por trabalhadores qualificados nas tarefas complexas e pelos intermediários em tarefas simples. Sem esses choques de demanda, os salários relativos dos trabalhadores intermediários teriam se reduzido ainda mais e os dos trabalhadores qualificados teriam declinado nos últimos 30 anos. | |
700 | 1 |
_aMENEZES-FILHO, Naercio _939885 |
|
773 | 0 | 8 |
_tPesquisa e Planejamento Econômico _g42, 3, p. 311-328 _dRio de Janeiro : IPEA, dez. 2012 _xISSN 01000551 _w |
942 | _cS | ||
998 |
_a20130225 _b0904^b _cJuliana |
||
998 |
_a20130507 _b1639^b _cCarolina |
||
999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c44348 _d44348 |
||
041 | _apor |