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003 OSt
005 20190212141148.0
008 130225s2012 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aFERNANDES, Reynaldo
_933481
245 1 0 _aEducação, salários e a alocação de trabalhadores entre tarefas :
_bteorias e evidências para o Brasil
260 _aRio de Janeiro :
_bIPEA,
_cdez. 2012
520 3 _aEsse artigo constrói um modelo competitivo que relaciona os salários relativos e a alocação de trabalhadores com diferentes níveis de educação à demanda e à oferta de competências, fornecendo evidências empíricas para o caso do Brasil. O modelo assume que todos os trabalhadores qualificados realizam tarefas complexas, que todos os trabalhadores não qualificados executam tarefas simples e que os intermediários podem fazer ambas. A distribuição dos trabalhadores intermediários nas tarefas é gerada endogenamente para maximizar o produto total da economia. O modelo é simulado empiricamente para a economia brasileira entre 1981 e 2009. Os resultados sugerem que houve um aumento na demanda relativa por trabalhadores qualificados nas tarefas complexas e pelos intermediários em tarefas simples. Sem esses choques de demanda, os salários relativos dos trabalhadores intermediários teriam se reduzido ainda mais e os dos trabalhadores qualificados teriam declinado nos últimos 30 anos.
700 1 _aMENEZES-FILHO, Naercio
_939885
773 0 8 _tPesquisa e Planejamento Econômico
_g42, 3, p. 311-328
_dRio de Janeiro : IPEA, dez. 2012
_xISSN 01000551
_w
942 _cS
998 _a20130225
_b0904^b
_cJuliana
998 _a20130507
_b1639^b
_cCarolina
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c44348
_d44348
041 _apor