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005 20240523062555.0
008 130305s2012 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aFERNANDES, Reynaldo
_933481
245 1 0 _aEducação, salários e a alocação de trabalhadores entre tarefas :
_bteoria e evidências para o Brasil
260 _aRio de Janeiro :
_bIPEA,
_cdezembro 2012
520 3 _aEsse artigo constrói um modelo competitivo que relaciona os salários relativos e a alocação de trabalhadores com diferentes níveis de educação à demanda e à oferta de competências, fornecendo evidências empíricas para o caso do Brasil. O modelo assume que todos os trabalhadores qualificados realizam tarefas complexas, que todos não qualificados executam tarefas simples e que os intermediários podem fazer ambas. A distribuição dos trabalhadores intermediários nas tarefas é gerada endogenamente para maximizar o produto total da economia. O modelo é simulado empiricamente para a economia brasileira entre 1981 e 2009. Os resultados sugerem que houve um aumento na demanda relativa por trabalhadores qualificados nas tarefas complexas e pelos intermediários teriam se reduzido ainda mais e os dos trabalhadores qualificados teriam declinados nos últimos 30 anos
650 4 _912704
_aEducação
650 4 _aSalário
_911971
650 4 _912540
_aCapacitação Profissional
700 1 _aMENEZES-FILHO, Naercio
_939885
773 0 8 _tPesquisa e Planejamento Econômico - PPE
_g42, 3, p. 311-328
_dRio de Janeiro : IPEA, dezembro 2012
_xISSN 01000551
_w
942 _cS
998 _a20130305
_b1251^b
_cJuliana
998 _a20130905
_b1249^b
_cPedro
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
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041 _apor