000 01797naa a2200253uu 4500
001 3031814081227
003 OSt
005 20240118062537.0
008 130318s2012 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aGARONCE, Francisco
_948391
245 1 0 _aTransposição midiática :
_bda sala de aula convencional para a presencial conectada
260 _aCampinas :
_bCEDES,
_cout./dez. 2012
520 3 _aO artigo apresenta o conceito de transposição midiática e, para tal, fundamenta-se nos resultados de uma pesquisa acadêmica que identificou os impactos provocados pela tecnologia da videoconferência pela internet, ou webconferência, na ação educativa (modo de ensinar), focando as alterações nos papéis docentes. O estudo de caso etnográfico mostrou de que modo a ação docente foi modificada pela situação educativa na qual alunos e professores interagiram face a face, mediados pela tecnologia, de modo síncrono a distância, caracterizando a educação presencial conectada. A investigação tomou como ponto de partida a teoria da transposição didática dos saberes (Chevallard, 1985), tendo identificado e analisado mudanças na prática docente, especificamente nos papéis docentes, caracterizando o fenômeno da transposição midiática.
590 _aISSN eletrônico: 16784626
650 4 _912548
_a Educação a Distância
650 4 _aTecnologia Educacional
_912188
650 4 _aTeleconferência
_912206
700 1 _948392
_aSantos, Gilberto Lacerda
773 0 8 _tEducação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação
_g33, 121, p. 1003-1017
_dCampinas : CEDES, out./dez. 2012
_xISSN 01017330
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/es/v33n121/a05v33n121.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20130318
_b1408^b
_cJuliana
998 _a20150924
_b1440^b
_cAndre
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c44567
_d44567
041 _apor