000 | 01797naa a2200253uu 4500 | ||
---|---|---|---|
001 | 3031814081227 | ||
003 | OSt | ||
005 | 20240118062537.0 | ||
008 | 130318s2012 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aGARONCE, Francisco _948391 |
|
245 | 1 | 0 |
_aTransposição midiática : _bda sala de aula convencional para a presencial conectada |
260 |
_aCampinas : _bCEDES, _cout./dez. 2012 |
||
520 | 3 | _aO artigo apresenta o conceito de transposição midiática e, para tal, fundamenta-se nos resultados de uma pesquisa acadêmica que identificou os impactos provocados pela tecnologia da videoconferência pela internet, ou webconferência, na ação educativa (modo de ensinar), focando as alterações nos papéis docentes. O estudo de caso etnográfico mostrou de que modo a ação docente foi modificada pela situação educativa na qual alunos e professores interagiram face a face, mediados pela tecnologia, de modo síncrono a distância, caracterizando a educação presencial conectada. A investigação tomou como ponto de partida a teoria da transposição didática dos saberes (Chevallard, 1985), tendo identificado e analisado mudanças na prática docente, especificamente nos papéis docentes, caracterizando o fenômeno da transposição midiática. | |
590 | _aISSN eletrônico: 16784626 | ||
650 | 4 |
_912548 _a Educação a Distância |
|
650 | 4 |
_aTecnologia Educacional _912188 |
|
650 | 4 |
_aTeleconferência _912206 |
|
700 | 1 |
_948392 _aSantos, Gilberto Lacerda |
|
773 | 0 | 8 |
_tEducação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação _g33, 121, p. 1003-1017 _dCampinas : CEDES, out./dez. 2012 _xISSN 01017330 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.scielo.br/pdf/es/v33n121/a05v33n121.pdf _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20130318 _b1408^b _cJuliana |
||
998 |
_a20150924 _b1440^b _cAndre |
||
999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c44567 _d44567 |
||
041 | _apor |