000 01855naa a2200241uu 4500
001 3031814225227
003 OSt
005 20190212141629.0
008 130318s2012 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aALAVA, Seraphin
_948400
242 1 0 _aThe practices of "communautique" in the online learning core / Les pratiques en communautique au ccur des apprentissages en ligne
245 1 0 _aAs práticas em comunáutica no centro da aprendizagem online
260 _aCampinas :
_bCEDES,
_cout./dez. 2012
520 3 _aA implementação de novas práticas coletivas e de comunidades virtuais nos espaços da modernidade avançada questiona as abordagens sociológicas, comunicacionais, educativas e econômicas. Sabe-se atualmente que a colaboração na aprendizagem online é um fator suplementar de sucesso e de enriquecimento da formação e que existem ferramentas para implementá-la, mas podemos nos questionar quanto à parte real atribuída pelos alunos às práticas comunáuticas nas respectivas aprendizagens, e mais especificamente no ensino online. Com base numa investigação realizada em 2009 junto ao público adulto referenciado, tanto no que diz respeito às formações a distância como às formações online, descreveremos as práticas comunáuticas e exporemos como e com que competências ativas se estruturam estas práticas digitais de interação e de cooperação pedagógica.
590 _aISSN eletrônico : 1678-4626
650 4 _aTecnologia Educacional
_912188
650 4 _aAprendizagem
_911989
773 0 8 _tEducação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação
_g33, 121, p. 1089-1113
_dCampinas : CEDES, out./dez. 2012
_xISSN 01017330
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/es/v33n121/a10v33n121.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20130318
_b1422^b
_cJuliana
998 _a20150924
_b1725^b
_cAndre
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c44572
_d44572
041 _apor