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008 131203s2013 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aDIAS, Joilson
_937682
245 1 0 _aFunção de capital humano dos estados brasileiros :
_bretornos crescentes ou decrescentes da educação?
260 _aRio de Janeiro :
_bIPEA,
_cago. 2013
520 3 _aO objetivo deste artigo é estimar as funções de capital humano dos estados brasileiros. As estimativas de uma função contínua, baseadas no modelo teórico apresentado, visam obter as taxas de retornos de cada nível de escolaridade, por sexo e individualizadas por estado. O modelo teórico estabelece a possibilidade de existência de retorno crescente, sendo que as estimativas são capazes de verificar a partir de que nível de escolaridade o retorno se torna crescente (threshold effect). Os principais resultados indicam que, em nível de Brasil, a taxa de retorno da escolaridade se torna crescente a partir de 4,7 anos de escolaridade no agregado; quando considerado individualizado o cálculo para os sexos feminino ou masculino, a taxa de retorno se torna crescente a partir de 4,6 anos de escolaridade. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, todos os estados apresentaram retornos crescentes. Na região Nordeste, apenas Alagoas indicou que sua taxa de retorno da educação é constante; enquanto a região Norte foi a que apresentou maior quantidade de estados com taxa de retorno constante, sendo eles: Amapá, Rondônia e Roraima. Como resultado geral, as estimativas do modelo teórico informam que a taxa de retorno é crescente no Brasil e para grande parte dos estados brasileiros a partir dos quatro anos de escolaridade. No entanto, a taxa de retorno para o primeiro ano de escolaridade (alfabetizado) é algo próximo de 9,5%, esta então declina para os graus de escolaridades seguintes e retorna a este mesmo patamar após a conclusão do segundo grau. Este importante resultado pode explicar a não continuidade dos estudos por parte dos indivíduos pelo fato de os ganhos adicionais por ano de escolaridade não serem suficientes para cobrir custos não aparentes, mas que são percebidos pelos indivíduos; custos estes não estudados neste artigo. Como resultado principal, o modelo teórico e suas estimativas indicam que os retornos crescentes são originados a partir da obtenção de graus mais elevados de educação, especialmente a conclusão do segundo e terceiro graus. Portanto, políticas que incentivam a conclusão destes níveis são bem-vindas de acordo com estes resultados
650 4 _912704
_aEducação
650 4 _aCapital Humano
_913508
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_a Administração Estadual
650 4 _aGênero
_911945
650 4 _aPesquisa Quantitativa
_946503
651 4 _aBrasil
_912876
700 1 _aMONTEIRO, Waleska de Fátima
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700 1 _aDIAS, Maria Helena Ambrosio
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700 1 _aRUSSO, Letícia Xander
_949050
773 0 8 _tPesquisa e Planejamento Econômico - PPE
_g43, 2, p. 333-380
_dRio de Janeiro : IPEA, ago. 2013
_xISSN 01000551
_w
856 4 2 _uhttp://ppe.ipea.gov.br/index.php/ppe/article/view/1318/1135
_yAcesso
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_cPedro
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_cDaiane
999 _aConvertido do Formato PHL
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041 _apor