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005 20190212144008.0
008 140210s2013 xx ||||g| |0|| 0 por d
100 1 _aALBUQUERQUE, Pedro Henrique
_949222
245 1 0 _aAglomeração econômica e migração: uma análise para o caso brasileiro
260 _aBrasilia :
_bIPEA,
_cdez. 2013
300 _a38 p.
490 0 _aTexto para Discussão ;
_v1913
520 3 _aA migração interestadual do Brasil representa aproximadamente 40% do total da migração interna no país. O objetivo deste trabalho é estimar as causas econômicas para os fluxos migratórios interestaduais. Fundamentado no traalho de Crozet, pode-se analisar a interação entre rendimentos crescente de escala a custos de transporte sobre a dinâmica regional brasileira e os fluxos migratórios. Neste estudo são estimados os parâmetros estruturais para a economia brasileira, entre os quais o poder de mercado das firmas inseridas no setor moderno da economia. A partir deles, é possível avaliar a dinâmica econômica em termos regionais. Rejeita-se a hipótese de existência de solução do tipo buraco negro e obtêm-se, ainda, os valores do raio de estabilidade das aglomerações econômicas no país, que é de, aproximadamente, 320 km em torno do estado de São Paulo. Este resultado corrobora o conceito proposto por Diniz (1995), conhecido como polígono da "desconcentração concentrada". O salário esperado e a distância também são fatores relevantes na determinação do fluxo de migrantes. A elasticidade do salário esperado varia de 0,12 a 0,01, em função da especificação do modelo econométrico. Isto significa que a cada 10% de variação no salário da região corresponde um impacto positivo entre 0,8% e 1,7% na taxa de migração
700 1 _aCRUZ, Bruno de Oliveira
_92588
700 1 _aOLIVEIRA,Carlos Wagner de A.
_949223
700 1 _aSANTOS Iury R. dos
_949224
856 4 2 _uO exemplar encontra-se em processamento técnico.
_yAcesso
942 _cE
998 _a20140210
_b1341^b
_cNelson
998 _a20140210
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_cNelson
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
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041 _apor