000 | 02146nam a2200229uu 4500 | ||
---|---|---|---|
001 | 4032014323132 | ||
003 | OSt | ||
005 | 20190212144307.0 | ||
008 | 140320s2014 bl ||||g| |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aCASSIOLATO, Maria Martha M. C. _949368 |
|
245 | 1 | 0 | _aPRONATEC: múltiplos arranjos e ações para ampliar o acesso à educação profissional |
260 |
_aRio de Janeiro : _bIPEA, _cjan. 2014 |
||
300 | _a63 p. | ||
490 | 0 |
_aTexto para Discussão ; _v1919 |
|
520 | 3 | _aO trabalho analisa os arranjos político-institucionais do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Ao investigar os arranjos de implementação de políticas críticas para o desenvolvimento e seus efeitos sobre os resultados observados, pretende-se ampliar a compreensão sobre a ação do Estado no Brasil atual, extraindo-se subsídios para a inovação institucional da gestão das políticas públicas no atual contexto democrático do país. | |
520 | 3 | _aO alcance do objetivo mais imediato do programa ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica sugere a construção de uma apropriada base legal, o acerto do arranjo institucional montado para o PRONATEC, uma considerável capacidade técnico-burocrática, em que pese a deficiência quantitativa de pessoal na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC). No que diz respeito à dimensão societal-participativa, há de ser considerado o esforço em desenvolvimento para otimizar os processos de audiência pública e para a organização e institucionalização dos fóruns nacional e estaduais. A expansão da rede federal se faz de modo bastante republicano e equitativo, com expressivo envolvimento de parlamentares, executivos estaduais e municipais e, principalmente, por meio de audiências públicas, daqueles direta e indiretamente interessados. | |
700 | 1 |
_aGARCIA, Ronaldo Coutinho _93917 |
|
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_1919.pdf _yAcesso |
942 | _cE | ||
998 |
_a20140320 _b1432^b _cPedro |
||
998 |
_a20140324 _b1505^b _cCarolina |
||
999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c45837 _d45837 |
||
041 | _apor |