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008 140320s2014 bl ||||g| |0|| 0 por d
100 1 _aCASSIOLATO, Maria Martha M. C.
_949368
245 1 0 _aPRONATEC: múltiplos arranjos e ações para ampliar o acesso à educação profissional
260 _aRio de Janeiro :
_bIPEA,
_cjan. 2014
300 _a63 p.
490 0 _aTexto para Discussão ;
_v1919
520 3 _aO trabalho analisa os arranjos político-institucionais do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Ao investigar os arranjos de implementação de políticas críticas para o desenvolvimento e seus efeitos sobre os resultados observados, pretende-se ampliar a compreensão sobre a ação do Estado no Brasil atual, extraindo-se subsídios para a inovação institucional da gestão das políticas públicas no atual contexto democrático do país.
520 3 _aO alcance do objetivo mais imediato do programa – ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica – sugere a construção de uma apropriada base legal, o acerto do arranjo institucional montado para o PRONATEC, uma considerável capacidade técnico-burocrática, em que pese a deficiência quantitativa de pessoal na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC). No que diz respeito à dimensão societal-participativa, há de ser considerado o esforço em desenvolvimento para otimizar os processos de audiência pública e para a organização e institucionalização dos fóruns nacional e estaduais. A expansão da rede federal se faz de modo bastante republicano e equitativo, com expressivo envolvimento de parlamentares, executivos estaduais e municipais e, principalmente, por meio de audiências públicas, daqueles direta e indiretamente interessados.
700 1 _aGARCIA, Ronaldo Coutinho
_93917
856 4 2 _uhttp://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_1919.pdf
_yAcesso
942 _cE
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_cPedro
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999 _aConvertido do Formato PHL
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041 _apor